Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Geek Pop News - Casa Velha: obra “perdida” de Machado de Assis é leitura essencial

ABL na mídia - Geek Pop News - Casa Velha: obra “perdida” de Machado de Assis é leitura essencial

 

Casa Velha do escritor Machado de Assis, publicada em 1886 e redescoberta quase 60 anos depois, ganha uma nova edição integral revisada pelo Grupo Editorial Edipro e já está em pré-venda. Apontado como um “romance esquecido” do escritor Machado de Assis, foi a única narrativa que não foi publicada como livro quando o autor estava vivo. Primeiramente lançada como forma de folhetim entre 1885 e 1886 pela Revista Carioca, a obra é o reflexo da sua primeira fase literária, romântica. Após décadas de esquecimento, Casa Velha vivenciou sua redescoberta por pesquisadores e críticos literários em 1943.

Sobre a obra:

“Casa Velha” Portanto, através da Via Leitura, selo do Grupo Editorial Edipro, desfrutamos de uma nova edição integral revisada. Agora, o leitor faz companhia com as lembranças de um padre que investiga documentos sobre o Primeiro Reinado na residência de um falecido ministro: ele descobre uma história de amor incestuosa entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau e faz um levantamento das perdas e ganhos dessa paixão.

Há um grande paralelo entre as esferas públicas e privadas da vida no decorrer de dez capítulos escritos por Machado. Além disso, apresenta como um drama familiar pode ser o retrato fidedigno do Brasil do século XIX. Ainda que seja um título publicado na fase realista, é possível observar os principais temas abordados no auge da sua escrita romântica. Casa Velha é leitura obrigatória para o vestibular Unicamp 2024 e é a 6ª obra do autor que integra a coleção Biblioteca Luso-Brasileira do Grupo Editorial Edipro. Além do texto original, esta edição inclui notas explicativas para os termos e linguagens que não usuais, excelente para guiar os estudos dos vestibulandos.

 

16/05/2023