Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Folha de São Paulo - Inéditos de João Cabral de Melo Neto surgem em revista da USP sobre o poeta

ABL na mídia - Folha de São Paulo - Inéditos de João Cabral de Melo Neto surgem em revista da USP sobre o poeta

 

Um poema inédito de João Cabral de Melo Neto será divulgado pela primeira vez na revista acadêmica Teresa, publicada pela área de literatura brasileira da Universidade de São Paulo, que terá uma edição dedicada ao escritor começando a circular neste mês.

O texto se chama "Pernambuco Chovido, Abril de 1980" e foi encontrado nos arquivos do lendário editor José Olympio Pereira, na Fundação Casa de Rui Barbosa. Estava em meio a um conjunto de 48 poemas datilografados. Desses, 44 entraram no livro "A Escola das Facas", publicado pela José Olympio em 1980, e três foram aproveitados em outros livros. A íntegra do texto segue abaixo.

"Os verdes que aprendi do verde/ Na mata chovida revi./ Mais que revi (que nossos verdes/ Não são só de ver): revivi./ Mais que revivi: nossos verdes/ Não são de reviver, ali,/ Eles são muitos e exigentes:/ Cada um quer que venha aqui./ Neste abril o verde era tanto,/ Tantos, sem mãos a medir,/ Que se viajei neles todos,/ E sem habitá-los revim,/ Os revivi no arredor verde/ E no de cristal que bebi/ (Escrevo, está claro, de quando/ a chuva o deixa se exprimir)."

Matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2023/08/ineditos-de-joao-cabral-de-melo-neto-surgem-em-revista-da-usp-sobre-o-poeta-leia.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo

09/09/2023