Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Folha de Pernambuco - "Vice dos sonhos", segundo FHC, Marco Maciel ganha biografia

ABL na mídia - Folha de Pernambuco - "Vice dos sonhos", segundo FHC, Marco Maciel ganha biografia

 

Quando o político catarinense Jorge Bornhausen se elegeu senador pela primeira vez, pediu conselhos ao já senador pernambucano Marco Maciel, àquela altura já um veterano ocupante de uma vaga no parlamento. Marco Maciel lhe passou a seguinte recomendação: "Chegue em Brasília na segunda-feira. Evite participar de CPI e da Comissão de Orçamento".

Chegar na segunda-feira era uma garantia de conseguir se inscrever para falar na sessão de debates no plenário. Algo que, ao longo do tempo, pode ter mantido respeitabilidade, mas perdeu relevância, com o avanço da comunicação dos políticos via redes sociais. Palco mesmo os políticos ganham ao participar de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). E dinheiro e poder nos seus estados e municípios, quando definem as verbas milionárias do orçamento.

O conselho dado por Marco Maciel a Bornhausen, que se tornaria um de seus amigos mais próximos, define "O Estilo Marco Maciel", título da sua biografia, de autoria do jornalista pernambucano Magno Martins, que será lançada nesta quinta-feira (24) no Rio de Janeiro, em cerimônia na Academia Brasileira de Letras (ABL). Marco Maciel ocupou a cadeira de número 39 da ABL, que antes era de Roberto Marinho, e hoje é ocupada por José Paulo Cavalcanti.

Ao longo de sua longa carreira política, Marco Maciel optou por ser discreto. Como aconselhou a Bornhausen, evitou postos que poderiam lhe garantir brilho rápido, poder e dinheiro, mas também envolvimento em polêmicas e acusações à sua reputação. Ao longo de sua carreira, ocupou todos os cargos públicos de relevância que podem caber a um político. Foi deputado, senador, governador, ministro. Ocupou por 86 vezes a Presidência da República, substituindo Fernando Henrique Cardoso, de quem foi vice-presidente em seus dois mandatos, entre 1995 e 2003.

Matéria na íntegra: https://www.folhape.com.br/politica/vice-dos-sonhos-segundo-fhc-marco-maciel-ganha-biografia/287418/

23/08/2023