No próximo 12 de outubro vamos comemorar mais um Dia Nacional da Leitura. A data foi instituída em 2009, como forma de estimular a prática de ler entre os brasileiros. Antecipando as celebrações, a Rio TV Câmara reexibe duas produções recentes que mostram a importância dos livros para os moradores e a relação da literatura com a cidade do Rio.
A primeira delas fala da escolha do Rio como a Capital Mundial do Livro. O título foi concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em abril deste ano . É a primeira vez que uma cidade de Língua Portuguesa ostenta este privilégio. Motivos não faltam para sustentar a opção e o Câmara Rio Reportagem Especial desta quarta-feira (08/10) vai mostrar alguns desses porquês.
Muitos dos escritores brasileiros mais aclamados mundo afora são cariocas da gema, por exemplo — como é o caso de Machado de Assis e de Paulo Coelho. Trechos das obras deles e de vários integrantes da Academia Brasileira de Letras (ABL) serão apresentados no programa, na voz da grande dama do teatro Fernanda Montenegro. As imagens foram captadas durante o recital da atriz realizado na abertura da programação cultural de 2025 da ABL.
O segundo programa da noite mergulha no universo da literatura e mostra a história de projetos e pessoas que tiveram a vida modificada por meio do contato com os livros ou que usam a leitura como ferramenta de transformação social. Uma delas, Debora Moreno, conhecida como “a escritora das latas”, conta que se apaixonou pela escrita ao encontrar publicações enquanto trabalhava como catadora de lixo e alumínio, profissão que exerceu até os 38 anos.
Nosso mergulho leva o espectador também à Academia Brasileira de Letras, a uma conversa com o criador da Festa Literária da Periferia - Flup, ao projeto itinerante Livro nas Praças e a conhecer jovens escritores da literatura que emerge das ruas da cidade que têm desenvolvido novos olhares para temáticas, histórias e personagens.
O Meu Lugar: Maria da Graça
O programa O Meu Lugar faz uma visita especial ao bairro de Maria da Graça, na Zona Norte do Rio. O episódio, que vai ao ar nesta segunda-feira (06/10), às 20h, destaca a rica cultura local e as histórias de resistência e tradição. Os historiadores Rafael Mattoso e Raquel Lima enumeram curiosidades sobre o desenvolvimento da região ao longo dos anos.
No Bar da Amendoeira, espaço de encontro de sambistas e amantes da boa música, conversamos com frequentadores e artistas que mantêm viva umas das rodas de samba mais tradicionais e animadas da cidade. Visitamos também o Museu da Reciclagem, um projeto que mistura arte, sustentabilidade e consciência ambiental. O episódio traz ainda uma conversa emocionante com o Mestre Siqueira, músico que tocou ao lado de Pixinguinha e Cartola e mora em Maria da Graça há mais de 30 anos.
Canetas Emagrecedoras: problema ou solução?
Sucesso entre a maioria dos usuários, elas ainda levantam uma série de alertas e discussões de secretarias de saúde e entidades médicas no Brasil. Inicialmente, medicamentos para o tratamento de diabetes, elas ganharam popularmente o nome de canetas emagrecedoras. E a cada dia, mais e mais versões chegam ao mercado. O Ministério da Saúde decidiu não incorporar nenhuma delas à lista de remédios fornecidos pelo SUS. O motivo foi o alto custo.
Mas o que já foi comprovado sobre o efeito destas substâncias? Elas trazem mais benefícios ou malefícios? Fomos às ruas coletar as dúvidas da população. As perguntas vão ser respondidas no Câmara Rio Debate da próxima terça-feira (07/10). Três especialistas nos ajudam nesta missão. No estúdio, recebemos a endocrinologista Sarah Galvão Pereira e a psicóloga da UERJ Renata Alves Paes. Teremos ainda a participação especial do doutor Jansen Fernandes que é nutrólogo.
Ana Maria Machado é a convidada do Câmara Rio Entrevista
Ainda lembrando o Dia Nacional da Leitura, o Câmara Rio Entrevista desta quinta-feira (09/10) apresenta uma conversa com a escritora Ana Maria Machado. Nascida numa véspera de Natal, no bairro de Santa Teresa, ela é filha de um jornalista e de uma professora bibliotecária. Os livros estavam por toda parte da casa em que cresceu.
Apaixonada pelas histórias que ouvia dos pais e da avó, quando aprendeu a ler — antes dos cinco anos de idade —, tornou-se uma leitora assídua. Anos mais tarde, virou jornalista, professora, pintora e tradutora. Toda essa versatilidade aparece nas obras que criou.
Ana Maria Machado foi a primeira autora de livros infantis a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupou a cadeira da presidência no biênio 2012/2013. Mas também publicou romances e ensaios, histórias com temáticas sociais, políticas e culturais de seu tempo. Muitos dos mais de 100 livros lançados no Brasil foram traduzidos em cerca de 20 países.Também teve uma editora, e de tanto ser premiada, se tornou hors concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Rolezinho Carioca faz um tour pelo Vidigal
Um dos morros mais icônicos do Rio, o Vidigal atrai turistas do mundo inteiro pela vista deslumbrante, sua história e a efervescente vida noturna. No Rolezinho Carioca da próxima sexta-feira (10/10), a equipe do programa percorre becos e vielas dessa comunidade da Zona Sul, acompanhada por Rodrigo Lima, o Digão, guia local que conhece cada canto do morro.
O passeio começa na garupa de mototáxis, mas também inclui trajetos a pé por paisagens únicas, como as praias de São Conrado, Leblon e Ipanema vistas de cima, além do visual inesquecível do Morro Dois Irmãos.
Conheça ainda a antiga área coletiva de lavagem de roupas, os bares e hostels nos mirantes e os pontos turísticos que os próprios moradores têm orgulho de apresentar. Um tour de raiz que conecta natureza, cultura e resistência carioca.
Resumo da Semana
Tudo o que foi discutido, aprovado e transformado em lei ao longo da semana legislativa para melhorar o dia a dia da cidade e a vida dos cariocas é sintetizado neste nosso programa exibido aos sábados, às 16h20. Ele mostra de uma forma mais simples e objetiva o que tem sido destaque nas nossas sessões ordinárias e extraordinárias e nas interações dos vereadores durante as audiências, reuniões e debates públicos.
Por meio de uma linguagem mais ágil e moderna, o programa ajuda os espectadores a fazerem incursões, em poucos minutos, por tudo que foi notícia dentro do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio, e que auxilia no desenvolvimento da cidade. Além da TV aberta, no Canal 10.3, o programa e toda nossa programação podem ser vistos, simultaneamente, no Youtube no endereço: @tvcamarario e no site: tv.camara.rio.
Matéria na íntegra: https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/2863-rio-tv-camara-exibe-programas-especiais-para-celebrar-dia-nacional-da-leitura
06/10/2025