Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Blog de Belém - Aniversário de Ariano Suassuna: relembre alguns fatos sobre o célebre autor

ABL na mídia - Blog de Belém - Aniversário de Ariano Suassuna: relembre alguns fatos sobre o célebre autor

 

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Paraíba do Norte, atual João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Rita de Cássia Dantas Villar e João Suassuna. Ariano foi casado com Zélia de Andrade Lima, com quem teve seis filhos. Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira n.º 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira n.º 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira n.º 35 da Academia Paraibana de Letras. Ariano Suassuna também era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife.

Suassuna faleceu no dia 23 de julho de 2014, aos 87 anos. Auto da Compadecida E mesmo que você não tenha ouvido falar de Ariano Suassuna, você com certeza já ouviu falar da obra mais celebrada do autor: O Auto da Compadecida. Originalmente uma peça teatral em forma de auto — autos são obras de linguagem simples e extensão curta em sua maioria e têm elementos cômicos ou intenção moralizadora. Suas personagens simbolizam as virtudes, os pecados, ou representam anjos, demônios e santos — escrita em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco. A peça também foi encenada em 1974, com direção de João Cândido. Trata-se de um drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.

Auto da Compadecida projetou Suassuna em todo o país e foi considerada por Sábato Magaldi, em 1962,"o texto mais popular do moderno teatro brasileiro". A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969, com o filme "A Compadecida". A segunda adaptação foi em 1987, com o filme "Os Trapalhões no Auto da Compadecida".

Em 1999, foi apresentada como uma minissérie pela Rede Globo de Televisão (em que houve o acréscimo do artigo “o” antes do nome original). Essa foi a adaptação mais conhecida, e foi editada em 2000 para exibição nos cinemas. Foi anunciado uma sequência para o filme, a ser lançada em 2024.

Enaltecendo a cultura nordestina

Talvez o maior impacto de Ariano tenha sido a idealização do Movimento Armorial em outubro de 1970, que teve como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras.

Uma das características mais marcantes da obra de Ariano Suassuna é a valorização da cultura popular nordestina. Em suas peças teatrais, ele utiliza elementos como o cordel, a literatura de cordel e o repente para criar um universo único e autêntico.

Suassuna também foi um defensor ferrenho do nordeste, lutando contra o preconceito que muitas vezes é direcionado à região. Ele acreditava que a riqueza cultural do Nordeste deveria ser valorizada e celebrada em todo o país.

https://belem.com.br/noticia/11340/aniversario-de-ariano-suassuna-relembre-alguns-fatos-sobre-o-celebre-autor

19/06/2023