Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança o livro “Onde Moravam os Acadêmicos” em formato digital

ABL lança o livro “Onde Moravam os Acadêmicos” em formato digital

 

A Academia Brasileira de Letras lançou o livro “Onde Moravam os Acadêmicos” em formato digital na quinta-feira, 2 de dezembro. A obra, que conta com a pesquisa da Comissão de Seleção formada pelos Acadêmicos Merval Pereira, Alberto Venancio Filho e Arno Wehling, tem como proposta oferecer um trabalho de pesquisa e de iconografia da localização dos endereços dos membros efetivos da Academia, desde sua fundação até o referido ano, para colocação de placas indicativas da passagem dos Acadêmicos por aquele endereço.

O livro revela, sobretudo, a casa como indicativo social, apresentando-a com traços psicológicos dos personagens, como parte da narrativa, fundamental para a compreensão do meio urbano e social da época. A sinalização impulsiona a educação patrimonial e o turismo cultural, de acordo com coordenadas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura do Rio.

A pesquisa, que deu origem ao livro, teve início em julho de 2019 e contemplou diversas etapas, entre elas o levantamento do tempo de moradia por endereço, tipos de classificação das residências, apuração e registro fotográfico dos imóveis. O nome do edifício foi outro elemento importante devido à sua relevância na crônica da cidade do Rio de Janeiro. A localização topográfica, bem como a periodização revelam a relação dos Acadêmicos com a cidade, os lugares de circulação e os laços com a história familiar.

Leia a obra completa aqui.

02/12/2021