Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança a edição número 70 de sua “Revista Brasileira”

ABL lança a edição número 70 de sua “Revista Brasileira”

 

A Academia Brasileira de Letras lançou a edição número 70 de sua Revista Brasileira. Sob direção do Professor e Acadêmico Marco Lucchesi, a edição, relativa aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2012, reproduz as palestras dos ciclos de conferências do ano passado: “Caminhos do teatro brasileiro”; “A Itália no Brasil: diálogos e influências”; “Cartas de escritores”; “O humor na cultura”; “Desafios da tradução literária”; “Perspectivas da crítica literária”. Publica também artigos, ensaios e poemas assinados por Acadêmicos e escritores convidados.

O Acadêmico Marco Lucchesi, ocupante da Cadeira nº 15 da ABL, assumiu a direção da revista no fim do ano passado e é o responsável pela atual edição: “Não é necessário lembrar como e quanto a história da cultura brasileira habita essas páginas, com a sua dialética, desafios e vicissitudes”, afirmou o Acadêmico no editorial da revista. Disse, ainda, que este número não traduz a nova fase da Revista Brasileira: “Havia uma demanda de publicação, relativa ao ano de 2011, e ainda não atendida, como a dos ciclos dedicados ao teatro brasileiro, ao ano da Itália no Brasil, às cartas dos escritores, ao humor na cultura, à tradução literária e às perspectivas da crítica. Uma revista com  a ressonância da respeitosa direção a que sucedo” E encerra o editorial: “Mas é um tempo de passagem, como o estado de crisálida, a que se referem Goethe e Machado de Assis. O sempre. E o ainda-não. De mãos dadas”.

Saiba mais

Revista Brasileira

A primeira publicação conhecida por usar o nome de Revista Brasileira apareceu em 14 de julho de 1855. Outras fases da revista, que nem sempre conseguiu manter uma periodicidade sem percalços, se seguiram. De 1895 a 1899, foram publicados 19 tomos, com 93 fascículos. O Diretor era José Veríssimo, que pedia na contracapa que as colaborações fossem enviadas para a Rua do Ouvidor 66. Nesse endereço reuniam-se os escritores que fundaram a Academia Brasileira de Letras, em 1897. Uma coleção completa da Revista Brasileira encontra-se no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, que organizou e publicou o Índice da Revista Brasileira das seis primeiras fases (atualmente a revista está em sua oitava fase e a ABL assumiu sua publicação em julho de 1941, quando da quinta fase). Há também uma coleção microfilmada disponível na Divisão de Informação e Documentação da Biblioteca Nacional.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Leia a versão digital da Revista Brasileira nº 70.

4/4/2012

04/04/2012 - Atualizada em 03/04/2012