Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL intensifica intercâmbio com outros países

ABL intensifica intercâmbio com outros países

 

A Academia Brasileira de Letras, convidada por instituições, universidades e entidades culturais e literárias, intensifica a participação de seus Acadêmicos em palestras e intercâmbio com outros países. A iniciativa de acentuar a presença da ABL no mundo acadêmico internacional foi do Presidente Marcos Vilaça que, inclusive, na companhia de outros Acadêmicos, viaja amanhã, 12 de novembro, para a Eupora, seguindo depois para os Estados Unidos.

“A Academia, nos últimos anos, por intermédio do ‘Seminário Brasil, brasis’, abriu suas portas para a sociedade brasileira e para o debate de temas que vão além das áreas cultural e literária. Nossos Acadêmicos são solicitados para palestras e conferências em muitos países. A viagem para cidades da Europa e dos Estados Unidos apenas confirmam o interesse de intercâmbio que outras entidades têm manifestado. Além de Nélida Piñon e Evanildo Bechara, dois que são constantemente convidados pela Espanha e Portugal, além do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que fará uma palestra na Sorbonne, em Paris, no próximo sábado (13/11). Tivemos ainda os Acadêmicos Ana Maria Machado, Sergio Paulo Rouanet e José Murilo de Carvalho falando sobre o tema ‘Nabuco em Londres’, na Embaixada do Brasil, nos dias 2 e 3 deste mês", afirmou Marcos Vinicios Vilaça.

As atividades de Marcos Vilaça na Europa começaram  dia 16 de novembro, segunda-feira passada. Na companhia de Domício Proença Filho e Sergio Paulo Rouanet, ele esteve na Embaixada do Brasil em Roma, onde os três participaram de uma mesa-redonda sobre o tema “Nabuco em Roma”. Hoje, dia 17 de novembro, quarta-feira, estarão na Universidade de Bolonha, também na Itália, onde o debate será sobre o tema “Centenário de Morte de Joaquim Nabuco”. A série de palestras dos Acadêmicos da ABL começou no dia 12 de novembro. Domício Proença Filho foi o conferencista no Centro de estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha, onde falou sobre Machado de Assis.

Na quinta-feira, dia 18/11, estiveram em Florença, para uma visita à Academia Della Crusca, onde serão recebidos pela Presidente Nicoletta Maraschio. No dia seguinte, dia 19/11, a convite do Professor Paolo Belardinelle, participaram de uma jornada de estudos na Biblioteca della Galleria degli Uffizi.

Nos Estados Unidos, a comitiva foi composta por Marcos Vilaça e Domício Proença Filho, além dos Acadêmicos Ivo Pitanguy e Geraldo de Holanda Cavalcanti, do Sócio Correspondente e Professor Leslie Bethell e do bisneto de Joaquim Nabuco, José Thomas Nabuco.

No dia 23/11, terça-feira, participaram do “Seminário Joaquim Nabuco: Seu Tempo e Seu Legado”, na Biblioteca do Congresso, Members Room. O Embaixador do Brasil em Washington, Mauro Vieira, também participará do seminário.

Encerrando a viagem, o grupo estará no dia 30 de novembro, terça-feira, na União Brasileira de Escritores de Nova York, para conferência também sobre Joaquim Nabuco.

11/11/2010



10/11/2010 - Atualizada em 10/11/2010