Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inicia ciclo de novembro com palestra de Cacá Diegues sobre cinema

ABL inicia ciclo de novembro com palestra de Cacá Diegues sobre cinema

 

A Academia Brasileira de Letras dá início, na próxima terça-feira, 7 de novembro, a mais um ciclo de conferências, realizadas no Teatro R.Magalhães Jr. Desta vez, o tema é “Literatura & cia”, e o coordenador é o Acadêmico e cineasta Cacá Diegues, que faz a primeira palestra sobre Literatura e cinema. O ciclo será composto de quatro conferências, todas versando sobre literatura e outras artes. A entrada é franca e as conferências são transmitidas ao vivo pelo canal da ABL no YouTube.  

Cacá, um dos fundadores do Cinema Novo no Brasil, vai falar sobre sua experiência na adaptação para o cinema de clássicos da literatura como“Xica da Silva”, “Tieta do Agreste” e “Deus é brasileiro” e “Orfeu” baseado na peça de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceição.

No dia 14, o convidado é o economista e museólogo Manoel Corrêa do Lago, que falará sobre literatura e música. Autor do livro “O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil”- modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana”,lançado em 2010, Manoel Correa do Lago é membro da Academia Brasileira de Música, estudou músicaem Genebra, Paris, Rio de Janeiro e Princeton. Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP.

No dia 21, o escritor Mauro Alencar, considerado o maior especialista em novelas do Brasil, fala sobre a adaptação literária para a teledramaturgia.

Mauro Alencar trabalhou durante 30 anos na Rede Globo, onde foi consultor, pesquisador e professor de teledramaturgia. Atualmente é diretor da TV Cultura. É autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas - adaptações de tramas de telenovelas em formato de romance, é mestre e doutor com especialização em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo.

Escreveu também Um Século de Paulo Gracindo, o eterno Bem-Amado, em parceria com Gracindo Junior, as biografias das atrizes Nívea Maria e Suzana Vieira.

Colaborou em livros que abordam o universo da telenovela, como o Memória da Telenovela Brasileira, de Ismael Fernandes; Roteiro de Leitura: A Escrava Isaura e o Dicionário da TV Globo.

O ciclo

07/11 – Literatura & Cinema – Cacá Diegues

14/11 – Literatura & Música – Manoel Correa do Lago

21/11 – Literatura & Televisão – Mauro Alencar

 

 

06/11/2023

Vídeos relacionados