Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL homenageia o centenário de nascimento do Acadêmico Salvador de Mendonça

ABL homenageia o centenário de nascimento do Acadêmico Salvador de Mendonça

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo “A memória reverenciada” com palestra do Professor José Arthur Rios, denominada Salvador de Mendonça – artífice do pan-americanismo (homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico Salvador de Mendonça, fundador da Cadeira Número 20). A coordenação do ciclo foi do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência aconteceu no dia 30 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Saiba mais

José Arthur Rios nasceu no Rio de Janeiro a 24 de maio de 1921. Fez o curso secundário em Niterói e concluiu, na mesma cidade, o curso de ciências jurídicas na Faculdade de Direito, em 1943, aos 22 anos. Empenhado em especializar-se nos estudos sociológicos, cursou Ciências Sociais na antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde estudou com renomados sociólogos franceses (JacquesLambert, Maurice Byé e René Poirier). Interessado em seguir carreira universitária, matriculou-se na Universidade Estadual de Lousiana, Estados Unidos, onde obteve o título de “Master of Arts”.

Em sua carreira universitária, pertenceu ao corpo docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, tendo ali chefiado o Departamento de Sociologia e Ciência Política. Ensinou também em outras universidades brasileiras e estrangeiras (Universidade Estadual da Flórida e Universidade da Califórnia, as duas dos Estados Unidos). Aposentado da universidade, tornou-se um dos mais destacados colaboradores do Conselho Técnico Nacional do Comércio e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em cujas publicações colabora regularmente. Teve atuação destacada na edição brasileira do Dicionário de Ciências Sociais da Unesco, a cargo da Fundação Getúlio Vargas. Sua bibliografia apresenta, entre outros trabalhos, os seguintes livros: A educação dos grupos; Problemas humanos das favelas cariocas; Recomendações sobre a reforma agrária; O artesanato cearense; Estudo de problemas brasileiros; A reforma agrária. Problemas. Bases. Soluções; e Sociologia da corrupção (coautoria).

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

30/7/2013

18/07/2013 - Atualizada em 17/07/2013