Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL festeja centenário de José Lins do Rego

ABL festeja centenário de José Lins do Rego

 

O GLOBO (15.12.2000)



Para festejar em 2001 o centenário de nascimento do autor de "Menino de Engenho" e "Usina", a Academia Brasileira de Letras revolveu criar neste final de ano o prêmio José Lins do Rego, segundo informou ontem o presidente da instituição, Tarcísio Padilha. As inscrições para os interessados em escreverem monografias ou ensaios sobre o grande romancista regionalista ficarão abertas até junho do ano que vem. E o prêmio para o primeiro colocado será de R$ 30 mil.

Esta é apenas mais uma das iniciativas da ABL para fomentar a cultura no país, sendo que a intenção do filósofo Tarcísio Padilha - que ficará mais um ano na presidência da casa, tendo sido empossado ontem juntamente com a nova diretoria - é a de apoiar cada vez mais a literatura e estimular os laços entre a arte das palavras e as demais.

Para o ano que vem, a prioridade da Casa de Machado será a construção da Biblioteca Rodolfo Garcia, que ocupará um andar inteiro do Palácio Austregésilo de Athayde e será totalmente informatizada. Seu acervo ficará disponível ao público, como já são disponíveis os 90 mil livros da biblioteca localizada no segundo andar do Petit Trianon.

Também faz parte dos projetos dar continuidade à integração com as universidades através da concessão de bolsas. A nova diretoria é constituída por Alberto da Costa e Silva, Carlos Heitor Cony, Lygia Fagundes Telles e Ivan Junqueira.

 

07/06/2006 - Atualizada em 06/06/2006