Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL expõe "Memória Literária de Josué Montello"

ABL expõe "Memória Literária de Josué Montello"

 

No dia 17/4, às 17h30, a Academia Brasileira de Letras inaugura a exposição comemorativa pelos 53 anos de posse de Josué Montello na instituição. Dedicada à vida e obra do escritor maranhense, "Memória Literária de Josué Montello" ficará até 30 de maio, no Centro de Memória da ABL.

A mostra é composta de fotobiografia (1954-2004), livros que influenciaram o acadêmico, uma coleção de objetos decorativos e exibição de vídeos. Autor de "Os Tambores de São Luís", "Largo do Desterro" e "Cais da Sagração", Montello presidiu a ABL na gestão 1994/1995.

Sandroni define a 'figura do homem de letras'

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, disse que “poucos escritores brasileiros, de qualquer época, representaram tão intensa e integralmente a figura do homem de letras como Josué Montello”. Segundo o acadêmico, a obra que Josué Montello deixou cobre quase todos gêneros.

Sandroni destacou ainda os vários volumes do "Diário" do escritor, que considera um "panorama de valor documental inapreciável de meio século de vida literária”.

Sobre a exposição, ressaltou ainda que a homenagem “busca revelar ao público uma pálida ainda que muito afetuosa visão”.

 

"Memória Literária de Josué Montello"
Centro Cultural da ABL
De 17/4 a 30/5, 10h às 18h
Entrada franca

14/4/2008

14/04/2008 - Atualizada em 13/04/2008