Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL entrega hoje o “Prêmio José Ermírio de Morais/2006” à historiadora Maria Lúcia Pallares Burke

ABL entrega hoje o “Prêmio José Ermírio de Morais/2006” à historiadora Maria Lúcia Pallares Burke

 

(24/08/2006)

A Academia Brasileira de Letras entrega hoje o Prêmio Senador José Ermírio de Morais de 2006 à historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, pesquisadora associada ao Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, onde vive casada com o historiador britânico Peter Burke, por seu livro “Gilberto Freyre, um vitoriano dos trópicos”, publicado pela Editora da Unesp.
 
A cerimônia de entrega será no Salão Nobre da ABL e a autora será saudada pelo Acadêmico Alberto da Costa e Silva.

Para o Presidente da ABL, Marcos Vilaça,  “a  autora promove uma acurada análise da obra gilbertiana e apresenta uma série de esclarecimentos definitivos sobre as influências que Freyre incorporou, ao longo de sua trajetória intelectual. Maria Lúcia descreve, com essa admirável obra de história cultural, a formação de um dos mais notáveis intérpretes do Brasil”.

A Comissão Julgadora que encaminhou ao plenário o parecer favorável ao livro foi integrada pelos acadêmicos José Sarney, João de Scantimburgo, Alberto da Costa e Silva, Evanildo Bechara e Marco Maciel.

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke foi aluna e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, instituição em que obteve os graus de mestre, doutor e livre-docente. Seu primeiro livro, em 1988, foi sobre a formação e a obra educacional do jovem Anísio Teixeira.

Interessou-se a seguir pela imprensa periódica do Iluminismo europeu e da América Latina do século XIX como instrumento de circulação, troca e recepção de idéias, e sobre este tema publicou "The Spectator: o Teatro das Luzes" (Hucitec,1995) e "Nísia Floresta: o Carapuceiro e outros ensaios de tradução cultural" (Hucitec,1996).

Em 2000, reuniu entrevistas com nove eminentes historiadores da atualidade em "As muitas faces da História", pela Editora UNESP, livro já traduzido para o inglês, o coreano e o espanhol. "Gilberto Freyre, um vitoriano dos trópicos" faz parte de um projeto mais amplo que inclui uma obra sobre Freyre para o público de língua inglesa não especializado em assuntos brasileiros. Atualmente vive em Cambridge, Inglaterra, e é associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge.

<>

24/08/2006 - Atualizada em 23/08/2006