Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra ciclo "Poesia e Biografia" com palestra sobre Drummond

ABL encerra ciclo "Poesia e Biografia" com palestra sobre Drummond

 

"Biografar Drummond" foi o tema da conferência que encerrou o ciclo “Poesia e Biografia”, com coordenação do Acadêmico e escritor Ruy Castro. A palestra foi ministrada pelo jornalista e cronista Humberto Werneck, no dia 25 de julho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. Humberto vem escrevendo nas últimas cinco décadas diversos textos acerca da vida de seu conterrâneo Drummond, de quem esteve muito próximo, e prepara uma biografia.

Próximo do poeta desde a famosa reportagem de capa que fez para a revista Veja, em 1977, Humberto chegou a publicar um livro "nada simples de rechear", chamado "O desatino da rapaziada", onde conta as grandes histórias da vida jornalística e literária mineira do século XX. Lá já se encontra "um bocado do Carlos Drummond de Andrade em sua juventude belo-horizontina".

Humberto afirma que Drummond tornou-se mito, pedra fundamental da literatura brasileira. Não há fato que o demoverá de sua posição de poeta que faz "acordar os homens e adormecer as crianças", como bem escreveu em sua "Canção amiga".

"Drummond é um cara que vai continuar falando para os homens enquanto houver homens. Há um Drummond essencial que fala para você, que fala para mim, não do alto de um púlpito. O Drummond é um cara que, com o devido respeito, está sentado ao meu lado no meio fio, me falando aquelas coisas. Sempre vai haver um meio fio, sempre vai haver interlocutores, gente que vai se deixar tocar pelo que existe de atemporal na poesia de Drummond. A minha ambição, que não é pequena, é de apresentar um Drummond mais credível, mais concreto, mais conforme a realidade", destaca o cronista.

Sobre Humberto Werneck

Humberto Werneck, jornalista e escritor, nasceu em BH em 1945 e vive em São Paulo desde 1970. É editor sênior da revista de livros Quatro Cinco Um. Membro da Academia Mineira de Letras, onde ocupa a cadeira 5. Cronista, no momento licenciado, de O Estado de S. Paulo (2010-2020).

Publicou, entre outros livros: O desatino da rapaziada, O santo sujo – A vida de Jayme Ovalle, Chico Buarque — Tantas palavras (reportagem biográfica), Pequenos fantasmas, O pai-dos-burros — Dicionário de lugares-comuns e frases feitas, O Espalhador de Passarinhos, Esse Inferno vai acabar e Sonhos rebobinados, os três últimos de crônicas. Prepara uma biografia de Carlos Drummond de Andrade.

Sobre o ciclo

O ciclo “Poesia e Biografia” teve início no dia 4 de julho, com a conferência "Biografar Gullar", ministrada pelo jornalista e crítico literário Miguel Conde, que no momento escreve a biografia de Ferreira Gullar. “João Cabral de Mello Neto – uma biografia” foi o tema da segunda conferência. A palestra foi realizada no dia 11 de julho. O Doutor em Literatura e professor da USP, Ivan Marques, abordou o trabalho de pesquisa e o processo de composição do seu livro “João Cabral de Melo Neto: uma biografia”, que venceu o prêmio APCA e foi finalista do Jabuti.

“Poesia e Biografia” reúne grandes especialistas na vida e na obra de quatro dos maiores poetas brasileiros do século XX, que revelaram os bastidores da elaboração de suas biografias, algumas já disponíveis em livros, outras ainda em curso. A coordenação-geral dos Ciclos de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Os debates foram realizados no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, sempre das 16h às 17h. As conferências são transmitidas online e podem ser assistidas pelo canal de Youtube da Academia.

19/07/2023