Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra Ciclo de conferências "A França volta ao Petit Trianon"

ABL encerra Ciclo de conferências "A França volta ao Petit Trianon"

 

Na manhã do dia 22 de julho, a ABL encerrou com o Ciclo de Conferências "A França Volta ao Petit Trianon". Na ocasião, tivemos as conferências de Jacqueline Penjon, Professora de Língua, Literatura e Civilização Brasileira na Universidade Paris III, falando sobre "Perdition et découverte: presse et libraries d' origine Française", e Roger Chartier, Diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, Professor de História Cultural e História de Leitura, falando sobre "L'Histoire, representation du passé et mesure du temps".

A coordenação geral foi do Acadêmico Cícero Sandroni, Presidente da ABL, que explicou: “Criada em 1897, segundo o modelo da Académie Française, a ABL volta agora a abrir seu espaço, no âmbito das celebrações nacionais do Ano da França no Brasil, para a visão francesa da contemporaneidade. Durante uma semana, a Academia devolve o Petit Trianon à França na certeza de que, nesse trabalho conjunto, lusofonia e francofonia se encontrarão no estudo do passado e nas perspectivas de meios para construir no seio da latinidade um presente melhor”.

As conferências foram abertas ao público.

O evento teve tradução simultânea e foram fornecidos certificados de frequência.

Houve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Programação

2ª feira – 20 de julho
10h – “A França e o imaginário brasileiro” (Versailles ou La Bastille: quelle France a nourri l’imaginaire brésilien)
Didier Lamaison – Eleito este ano sócio correspondente da ABL, é Professor de Letras Clássicas, escritor, ensaísta, tradutor e dramaturgo. Tradutor de Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Fernando Pessoa e letras de Caetano Veloso e Chico Buarque.
11h20 – “Teoria crítica” (Où est la théorie critique?)
Emmanuel Renault – Professor de Filosofia na Universidade de Lyon. Entre seus livros publicados na França: Souffrances sociales (La découverte, 2008).
 
3ª feira – 21 de julho
10h – “Francofilia” (Commment peut-on être francophone?)
Xavier North – Linguista e Delegado Geral da Língua Francesa do Ministério da Cultura e das Comunicações da França.
11h20 – “O francês e o português entre as línguas românicas” (Le Français et le Portugais parmi les langues romanes)
Henriette Walter – Linguista e professora na Universidade Haute-Bretagne em Rennes,
Membro do Conceil International de la Langue Française, é conhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em Fonologia. É autora de Aventura das línguas no ocidente (Mandarim Editora 2001).

4ª feira – 22 de julho
10h – “Ficção teórica” (Fiction Thèorique)
Henri-Pierre Jeudy – Sociólogo. Pesquisador e professor do Centre de la Recherche Scientifique e do Laboratório de Antropologia das Instituições e das Organizações Sociais. Autor de obras sobre o pânico, o medo, a catástrofe, as memórias coletivas e os patrimônios. Ente seus livros publicados: O corpo como objeto de arte (Estação Liberdade, 2002), Le Désir de catastrophe (Aubier, 1990).
11h20 – “O Brasil e o ‘modelo’ francês” (Le Brésil et le ‘modèle’ français)
Pierre Rivas – Professor Emérito de Literatura Comparada na Universidade Paris X. Tradutor e autor do primeiro estudo sistemático sobre a presença do Brasil e de Portugal nas letras francesas de 1880 a 1935, publicado no Brasil com o título “Encontro entre literaturas: França, Portugal e Brasil”.

5ª feira – 23 de julho
10h – “Imprensa e livrarias de origem francesa” (Perdition et découverte: presse et librairies d’origine française)
Jacqueline Penjon – Professora de Língua, Literatura e Civilização Brasileira na Universidade Paris III. Autora da tese “Ser professor de português em Paris”.
11h20 – “A História, representação do passado e medida do tempo” (L’Histoire, reprèsentation du passé et mesure du temps)
Roger Chartier – Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, Professor especializado em história cultural e história da leitura. Entre seus livros publicados no Brasil: História da vida privada (Cia das Letras, 2009); Inscrever e apagar (UNESP, 2007), Do palco a página (Casa da Palavra, 2002).

23/7/2009

23/07/2009 - Atualizada em 22/07/2009