Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra ciclo de conferências do ano com Silvano Raia

ABL encerra ciclo de conferências do ano com Silvano Raia

 

A Academia Brasileira de Letras encerra o último ciclo de conferências do ano com a presença do Professor Doutor Silvano Raia, um dos grandes personagens da ciência e primeiro cirurgião a realizar o transplante de fígado. A palestra será realizada na próxima terça-feira, 12 de dezembro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A coordenação é da Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira. As conferências são transmitidas ao vivo pelo canal da ABL no YouTube e possuem entrada franca.  A coordenação geral é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Sobre Silvano Raia

Silvano Raia é membro da Academia Nacional de Medicina. Foi o primeiro cirurgião a fazer o transplante de fígado na América Latina. O médico criou também uma técnica operatória que possibilitou uma grande ampliação de transplantes de fígado para crianças. Atualmente esse método é utilizado no mundo todo. É doutor pela Universidade de Londres e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, instituição da qual foi diretor de 1982 a 1986. Também ocupou o cargo de Secretário da Saúde da Prefeitura de São Paulo entre 1993 e 1995. Foi o primeiro cirurgião na América Latina a realizar um transplante de fígado em 1985, no Hospital das Clínicas de São Paulo, e primeiro no mundo a realizar o mesmo transplante intervivos, em 1988. Seu método contribuiu para a ampliação de transplantes de fígado para crianças.

É criador da Unidade do Fígado no Hospital das Clínicas e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo entre 1982 e 1986. Ao lado da professora Mayana Zatz, atualmente coordena um projeto de xenotransplante suíno de rim no Brasil. O objetivo é criar suínos geneticamente modificados de forma que seus órgãos possam ser transplantados para seres humanos sem rejeição, visando à diminuição das listas de espera de transplantes de órgãos em humanos.

O CICLO

05/12 – O que nos faz humanos – Paulo Niemeyer Filho

12/12 - Como aproveitar o terceiro ato de nossas vidas - Professor Doutor Silvano Raia

11/12/2023

Vídeos relacionados