Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL elege sucessor de Moacyr Scliar na Cadeira nº31

ABL elege sucessor de Moacyr Scliar na Cadeira nº31

 

A Academia Brasileira de Letras elege o sucessor do Acadêmico Moacyr Scliar na Cadeira nº31, vaga desde 27 de fevereiro. Concorrem à vaga os escritores e jornalistas Antônio Torres e Merval Pereira.

De acordo com os estatutos da ABL, a eleição será realizada em escrutínio secreto, considerando-se eleito o candidato que primeiro atingir a maioria absoluta de 20 votos. Não se verificando tal maioria no primeiro escrutínio, passa-se ao segundo e, sucessivamente, ao terceiro e quarto.

Na eventualidade de não haver vencedor até a quarta votação, a inscrição para o preenchimento da vaga será reaberta.

Os Acadêmicos podem votar por carta endereçada à Secretaria da ABL, ou por cédula, durante a sessão.

Apurados os votos, o Presidente Marcos Vinicios Vilaça proclamará o resultado e dará conhecimento ao eleito, se houver.

A eleição será realizada nesta quinta-feira, 2 de junho, a partir das 16h.


Saiba mais

Moacyr Scliar

Scliar, falecido em Porto Alegre no dia 27 de fevereiro passado,  era o sétimo ocupante da Cadeira,  que tem como fundador Guimarães Junior, e patrono, Pedro Luís. Foi sucessivamente ocupada por João  Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e  Geraldo França de Lima- substituído por  Scliar em 22 de outubro de 2003.

Conheça mais sobre Moacyr Scliar

Os candidatos

Antônio Torres

Nascido em Sátiro Dias, no sertão da Bahia, em 1940, Antônio Torres estudou em Alagoinhas e Salvador, onde ingressou no Jornal da Bahia. Ao mudar-se para São Paulo, aos 20 anos, passou a trabalhar no diário Última Hora. Na capital paulista, viria a trocar o jornalismo pela publicidade, tendo sido redator e diretor de criação de várias agências, também em Portugal e no Rio de Janeiro.

Mais sobre Antônio Torres.

Merval Pereira

Merval Pereira, carioca, 61 anos, é comentarista da Globonews e da CBN e Colunista de O Globo, onde entrou em 1968 como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo.

Mais sobre Merval Pereira.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

2/6/2011

01/06/2011 - Atualizada em 31/05/2011