Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL elege nova Diretoria para o exercício de 2011

ABL elege nova Diretoria para o exercício de 2011

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu no dia 9 de dezembro, por unanimidade dos votos, a Diretoria que ficará à frente da instituição no próximo ano. A nova Diretoria será formada pelos Acadêmicos Marcos Vinicios Vilaça, Ana Maria Machado, Domício Proença Filho, Murilo Melo Filho e Geraldo Holanda Cavalcanti.

O Presidente eleito recebeu  37 votos, havendo uma abstenção por motivo de doença e um voto em branco do próprio candidato eleito.

O Acadêmico Marcos Vilaça administrará a Casa por mais um ano, depois de presidir a instituição em 2006, 2007 e 2010.

A nova Diretoria, liderada pelo Presidente Marcos Vilaça, terá a seguinte composição:

Marcos Vilaça, presidente;
Ana Maria Machado, secretária-geral;
Domício Proença Filho, primeiro-secretário;
Murilo Melo Filho, segundo-secretário;
Geraldo Holanda Cavalcanti, tesoureiro.

Após a eleição, o Presidente Marcos Vinicios Vilaça disse que lutará em 2011 para dar prosseguimento à tarefa de se ampliar os trajetos da Academia, no sentido de torná-la ainda mais vista e ouvida. Vilaça falou, também, sobre os novos tempos que pretende para a ABL:

“A Academia não foi feita para entesourar cultura, mas para socializá-la. Sem perdemos de vista o culto à tradição e à excelência, investiremos ainda mais fortemente na busca da modernização de nossas atividades. Continuaremos aprendendo com Machado, parodiando o conceito do Mestre de que nem tudo se faz somente com o patrimônio dos antigos, nem tudo se faz com os haveres do moderno, mas com os dois constrói-se  começar comum”.

Nesta gestão, Marcos Vilaça se destacou pela sua forte adesão às novas tecnologias da informação, como o lançamento do Twitter; da distribuição de e-books entre os Acadêmicos; do sistema de E-mail Marketing, que contribui com a divulgação dos eventos que a Casa promove via correio eletrônico; do lançamento do site Joaquim Nabuco, em homenagem ao ano do grande abolicionista e diplomata brasileiro; além das programações culturais, compostas por conferências; pelo “Seminário Brasil, brasis”, que busca debater temas da atualidade; mesas-redondas, homenageando grandes efemérides da literatura, dentre outros eventos, sempre abertos ao público.

A solenidade de posse da nova Diretoria para o exercício de 2011 será realizada no dia 16 de dezembro, quinta-feira, a partir das 17h, no Salão Nobre da ABL, no Petit Trianon.

9/12/2010

 



08/12/2010 - Atualizada em 08/12/2010