Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL e Universidade de Salamanca assinam convênio de cooperação

ABL e Universidade de Salamanca assinam convênio de cooperação

 

A Secretária-Geral da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, no exercício da Presidência, e o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (USAL), Gonzalo Gómez Dacal, representando o Reitor Daniel Hernández Fuipérez, assinaram na última terça-feira, dia 15 de junho, na sede da ABL, o convênio de cooperação cultural e literária.

Compareceram à solenidade os Acadêmicos Carlos Nejar, Alberto da Costa e Silva, Evanildo Bechara e Nélida Piñon, que ganhou recentemente o VI Prêmio Internacional Terenci Moix de Literatura, o mais importante da Catalunha, Espanha. O primeiro livro editado pelo convênio, “O ofício de escrever: entre Machado de Assis e Nélida Piñon”, foi entregue à Acadêmica Ana Maria Machado pela autora, Rivas Hernández, também presente.

Estudos e pesquisas

O documento estabelece as formas de participação de cada uma das entidades, com o objetivo de divulgarem obras de autores brasileiros na Espanha e de autores espanhois no Brasil. Também ficou estabelecida a constituição, na USAL, do Centro de Estudos Brasileiros, que, segundo o documento, tem como objetivos específicos promover a cooperação para a realização de estudos, pesquisas e intercâmbio entre as duas instituições.

“A Academia se sente muito honrada em participar desse convênio. Temos muito que oferecer uma a outra Casa”, afirmou a Acadêmica Ana Maria Machado, logo após a assinatura do documento. “A Academia Brasileira de Letras e a Universidade de Salamanca têm destinos comuns e os saberes do mundo”, afirmou a Acadêmica Nélida Piñon.

Veja também

Galeria de imagens

16/6/2010

16/06/2010 - Atualizada em 15/06/2010