Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL e Prefeitura do Rio inauguram estátua de bronze de Joaquim Nabuco

ABL e Prefeitura do Rio inauguram estátua de bronze de Joaquim Nabuco

 

A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, inaugurou no dia 17 de março, às 15h, uma estátua de bronze de Joaquim Nabuco, confeccionada pelo escultor Otto Dumovich.

Segundo o Acadêmico e Presidente Marcos Vilaça, “a ABL está agradecida ao operoso prefeito Eduardo Paes e ao seu excepcionalmente competente secretário Carlos Osório pelo presente que nos deu, enriquecendo a paisagem da estatuária das ruas do Rio com a imagem de Nabuco. São ambos administradores atentos a descobertas e ressignificações da paisagem humana da cidade".

A estátua do diplomata e abolicionista brasileiro, Joaquim Nabuco, ficará localizada entre as ruas Santa Luzia, Presidente Wilson e Presidente Antonio Carlos, no Centro do Rio, próxima à estátua de Manuel Bandeira.

A festa de inauguração em homenagem ao ilustre pernambucano terá a participação da Orquestra Céu na Terra, que executará danças e números de frevo e maracatu.

Saiba mais

A escultura em bronze tem 1,90m de altura e pesa 220 quilos. A estátua é uma representação de Joaquim Nabuco andando e apontando, com orgulho, para o chão pertencente à ABL, a qual foi um dos fundadores.

Otto Dumovich, autor da peça, explica que o estilo da obra é clássico, com um toque de barroco na torção de tronco do abolicionista.

Nabuco fará companhia à escultura de Manual Bandeira, que enfeita a praça desde 2007.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

17/3/2011



15/03/2011 - Atualizada em 14/03/2011