Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL divulga resultado do Concurso de Microcontos do Abletras

ABL divulga resultado do Concurso de Microcontos do Abletras

 

Após três meses e meio de concurso e mais de 2.000 microcontos recebidos, a Academia Brasileira de Letras acaba de divulgar o resultado do Concurso de Microcontos do Abletras.

O presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, disse que o número de jovens inscritos superou em muito qualquer expectativa da ABL e da Comissão Julgadora: “Está plenamente justificada a iniciativa da ABL em se abrir para as novas tecnologias em favor da literatura brasileira. O interesse demonstrado pelos participantes também confirma isso. O concurso aproximou ainda mais a tradição acadêmica da sociedade. A qualidade dos trabalhos foi ótima, assim como a participação de muitos jovens autores”.

"Toda terça ia ao dentista e voltava ensolarada. Contaram ao marido sem a menor anestesia. Foi achada numa quarta, sumariamente anoitecida".

O microconto acima, enviado por Bibiana Silveira Da Pieve, do Rio de Janeiro, foi o ganhador do concurso do Abletras e receberá um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Já o segundo lugar, que receberá um minidicionário da Academia Brasileira de Letras, saiu para Carla Ceres Oliveira Capeleti, de Piracicaba, São Paulo, com o trabalho:

"Joguei. Perdi outra vez! Joguei e perdi por meses, mas posso apostar:
os dados é que estavam viciados. Somente eles, não eu".

O terceiro lugar receberá minidicionário do Acadêmico Evanildo Bechara e ficou para Eryck Gustavo Silva de Magalhães, de Guaratinguetá, São Paulo, com o microconto:

"Não sabia ao certo onde tecer sua teia. Escolheu um cantinho de parede da cozinha. Acertou na mosca".

Os ganhadores serão convidados para o tradicional Chá do Acadêmicos, onde receberão a premiação (todas atualizadas pelo novo Acordo Ortográfico) e as parabenizações.

Surpresa

 Os organizadores e a comissão julgadora do concurso lembraram que, embora 2010 seja um ano de eleições e de Copa do Mundo, dos 2293 trabalhos inscritos nenhum microconto usou qualquer desses dois temas. Entenderam que as fortes chuvas que se abateram sobre o Rio de Janeiro durante o período de inscrição no concurso tenha contribuído para que muitos autores se preocupassem com o meio ambiente, as chuvas e as tragédias em decorrência delas como um todo. Para os organizadores foi uma grande surpresa.

Saiba mais

A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 15 de março de 2010 o Concurso Cultural de Microcontos do Abletras, que tinha por objetivo escrever um microconto, com tema livre, com até 140 caracteres.

No total, foram 2293 microcontos recebidos, com os mais variados temas, passando por amor, traição, suicídio, meio ambiente, entre outros. A comissão julgadora foi composta  por Alexei Bueno, responsável pela Galeria Manuel Bandeira e poeta; Luiz Antônio de Souza, responsável pela Biblioteca Lúcio de Mendonça e Raphael Pinheiro, responsável pelo Portal da ABL.

Dentre os estados brasileiros que mais enviaram microcontos, Brasília, Rio de janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais se destacam. Foram recebidos, inclusive, microcontos vindo do exterior: Japão, México, Espanha, Argentina e Portugal estiveram entre os países com envios.

O destaque internacional se deu também através da mídia, como a matéria do Jornal El País.com falando da iniciativa da Academia em promover o concurso, unindo-se a opiniões de profissionais das letras, como as do professor de Estética e Semiótica da Universidade do Rio de Janeiro, Latuf Isaias Mucci; da escritora e diretora do Editorial Manati, Bia Hetzel; da professora de Literatura do Rio, Maria Clara Maia; e da escritora Roseane Murray.

Veja também

Twitter da ABL
Perfil no Twitter do 1º lugar
Perfil no Twitter do 2º lugar
Perfil no Twitter do 3º lugar
Comente os contos vencedores no Orkut
Curta no Facebook

1/7/2010


30/06/2010 - Atualizada em 29/06/2010