Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL discute moda e literatura, beleza e tempo, com exposição do acadêmivo Ivo Pitanguy, quinta-feira, dia 25 de maio

ABL discute moda e literatura, beleza e tempo, com exposição do acadêmivo Ivo Pitanguy, quinta-feira, dia 25 de maio

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Letras

(18.05.2006)

 
ABL discute moda e literatura, beleza e tempo, com exposição do acadêmivo Ivo Pitanguy, quinta-feira, dia 25 de maio

A Academia Brasileira de Letras abre, na quinta-feira, dia 25 de maio, a partir das 17h30min, a segunda mesa-redonda do Seminário "Brasil,brasis" para discutir moda e literatura, sendo expositor e coordenadora, repectivamente, os Acadêmicos Ivo Pitanguy e Ana Maria Machado. Os debates serão realizados no Teatro R. Magalhães Jr.(primeiro andar do Centro Cultural da ABL - Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo). A entrada é franca e serão fornecidos certificados de freqüência.

A mesa abordará o tema "Moda e Sociedade Contemporânea" e para integrá-la a ABL convidou os especialistas Alcino Leite Neto, Carla Cavendish, Costanza Pascolato, Iesa Rodrigues, Julio Rego e Nizia Villaça. Ela proporá uma discussão em torno da idéia de Beleza e Tempo como eixo das preocupações da sociedade no que diz respeito à moda, tendências, estilos, comportamentos sociais e enfocará as transformações observadas na sociedade brasileira desde o séc. XIX, registrando, na trajetória das diversas correntes literárias, como os personagens que as marcaram (desde Machado de Assis até os autores da atualidade) se adaptaram - ou não - aos estilos vigentes em cada época.

O Seminário “Brasil,brasis”, que se iniciou em 20 de maio, com o tema “A culinária na literatura”, prosseguirá até novembro, com uma mesa-redonda mensal de que participarão Acadêmicos e expoentes de cada área a ser abordada.

Com esta série, a Academia tenciona promover, ao longo do ano, amplo debate com Acadêmicos e especialistas de diversas áreas culturais, com vistas a uma profunda análise sobre os caminhos da cultura nacional neste início de século.

A coordenação-geral do Seminário é do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidente da ABL.

 

14/06/2006 - Atualizada em 13/06/2006