Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL debate o poeta alagoano Jorge de Lima

ABL debate o poeta alagoano Jorge de Lima

 

A  Academia Brasileira de Letras participou do debate sobre o poeta alagoano Jorge de Lima na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no  dia 12 desse mês. A convite da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os Acadêmicos Marco Lucchesi, Cacá Diegues e Antônio Torres, com mediação do Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras, participaram da mesa-redonda sobre um dos maiores poetas alagoanos, no ano em que se comemora 130 anos de seu nascimento e 70 de morte.

Rostand Lanverly avalia a significância da presença da ABL nas discussões sobre Jorge de Lima. “É uma grande alegria começar este evento com uma atividade exuberante. Esta atividade exuberante é justamente a mesa protagonizada por membros da Academia Brasileira de Letras, trazidos a Alagoas mediante indicação da Academia Alagoana de Letras. Marco Lucchesi, Cacá Diegues e Antônio Torres vão discorrer sobre outro grande literata, que é Jorge de Lima”, ressalta o presidente da AAL.

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2023 aconteceu dos dias 11 à 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Governo do Estado de Alagoas, sob coordenação da professora Sheila Maluf, e apoio do Sebrae e da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Com o tema “Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade”, a Bienal oferecereu ao público, por meio de uma programação ampla e variada, feiras e lançamentos de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, contações de histórias, além de espetáculos de dança, música e teatro. A entrada é gratuita. Toda a programação detalhada, por dia e horário, está disponível no site oficial do evento.

Jorge de Lima foi poeta, romancista e tradutor. Fez parte do modernismo brasileiro ao lado de Murilo Mendes e Cecilia Meireles, Rachel de Queiroz, Jose Lins do Rego e Graciliano Ramos. Sua obra poética oscila entre o formalismo, o misticismo, recordações da infância e influência da cultura negra.

Concorreu algumas vezes à Academia Brasileira de Letras, mas não chegou a ser eleit

07/08/2023