Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá sequência ao ciclo de conferências sobre Semana de Arte Moderna de 1922

ABL dá sequência ao ciclo de conferências sobre Semana de Arte Moderna de 1922

 

Academia Brasileira de Letras deu início ao ciclo "Brasil Moderno" em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Através do pensamento de importantes nomes da cultura brasileira, as conferências, que começaram no dia 17 de março, buscam traçar um paralelo entre a Semana e os dias atuais.O Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin abriu o ciclo de palestras com o tema “Memória e Desmemória da Semana de 22”. O objetivo foi destacar os possíveis equívocos e mitos que giram em torno das memórias relacionadas à Semana de Arte Moderna e dar luz à veracidade dos fatos. O ciclo dará sequência na próxima semana, no dia 24 de março, com a conferência "Trópicos Utópicos", ministrada pelo economista Eduardo Giannetti, recém-eleito para a ABL.

No dia 31 de março, a cineasta Carla Camurati abordará as mulheres à frente de seu tempona palestra "De Pagu a Carlota Joaquina”. O ciclo se estenderá durante todo o mês de abril, às quintas-feiras, sempre às 17h30. Para se inscrever, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. O evento é gratuito e é realizado no Teatro R. Magalhães Jr, com capacidade para até 288 pessoas. É necessário apresentar carteira de vacinação com o esquema de imunização completo.Também é possível acompanhar o ciclo por transmissão ao vivo pelo YouTube, neste link

Já no mês de abril, o escritor Julio Ludemir fala da influência da Semana de Arte Moderna para um dos maiores compositores da música popular brasileira com a palestra "Pixinguinha vai à Europa". Gilberto Gil, no dia 14, fala da influência da Semana no movimento artístico de que fez parte em "Antropofagia e Tropicália". E o ciclo se encerra no dia 28 de abril com a palestra "Mário e Oswald - É tudo para hoje", de José Miguel Wisnik.

"O ciclo Brasil Moderno tem um pé no passado, outro no presente e até mesmo um terceiro pé, se é que possível pensar, no futuro. Nos tempos atuais, temos uma luta muito movida pelo desejo de regressão. Então, eu acho que é muito oportuno fazer isso hoje. A gente lança a esperança de que um dia seremos modernos outra vez", afirma o Acadêmico Geraldo Carneiro, coordenador do evento. As palestras têm, ainda, coordenação geral do Acadêmico e Primeiro Secretário Joaquim Falcão. 

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Juntos, eles buscavam uma renovação social e artística no país, evidenciada na "Semana de 22". O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte de identidade mais brasileira.

 

Programação do ciclo de conferências Brasil Moderno

17/03: Memória e Desmemória da Semana de 22 - Acadêmico Antonio Carlos Secchin

24/03: Trópicos Utópicos - Eduardo Giannetti

31/03: De Pagu a Carlota Joaquina - Carla Camurati

07/04: Pixinguinha vai à Europa – Julio Ludemir

14/04: Antropofagia e Tropicália – Gilberto Gil

28/04: Mário e Oswald - É tudo para hoje - José Miguel Wisnik

 

Local: Teatro Raimundo Magalhães Jr. 

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro 

Horário: 17h30

Entrada gratuita

21/03/2022