Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá início ao 5º Ciclo de conferências do ano, "Poesia e biografia"

ABL dá início ao 5º Ciclo de conferências do ano, "Poesia e biografia"

 

A Academia Brasileira de Letras dá início ao 5º Ciclo de conferências do ano, "Poesia e biografia", com coordenação do Acadêmico e escritor Ruy Castro. Serão quatro palestras gratuitas, sempre às terças-feiras, às 16h.

A coordenação-geral dos Ciclos de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que questiona e justifica a escolha do tema, dos biografados e dos biógrafos: “Até que ponto a vida de um poeta se reflete (ou não) em sua poesia? Escrever é duplicar-se no papel ou fugir de si mesmo? O novo ciclo reunirá grandes especialistas na vida e na obra de quatro dos maiores poetas brasileiros do século XX, que revelarão os bastidores da elaboração de suas biografias, algumas já disponíveis em livros, outras ainda em curso.”

Para Ruy Castro, se a função do biógrafo é tentar descobrir a verdade, como biografar um poeta, que é declaradamente um fingidor, que finge a dor que deveras sente? Tentaremos responder essa pergunta nas palestras. O ciclo terá início na próxima terça-feira, 4 de julho, no Teatro R. Magalhães Jr., com a conferência "Biografar Gullar", ministrada pelo jornalista e crítico literário Miguel Conde, que no momento escreve a biografia de Ferreira Gullar.

No dia 11 de julho, o poeta Ivan Marques, doutor em literatura e professor da USP, autor de “João Cabral de Mello Neto – uma biografia”, abordará o trabalho de pesquisa e o processo de composição do seu livro, que venceu o prêmio APCA e foi finalista do Jabuti. A obra acompanha a longa carreira de João Cabral como diplomata e ressalta aspectos menos conhecidos do público, relacionados à sua vida pessoal e ao seu temperamento inquieto.

"Biografar Cecília" é o tema da palestra da pesquisadora e jornalista Leila Gouvea, no dia 18 de julho. Sua tese se debruça no pensamento e 'lirismo puro' na poesia de Cecília Meireles, que recebeu um prêmio Jabuti de Crítica Literária (2o. lugar), em 2009 - livro que foi também indicado ao prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional. Leila é uma das mais importantes e entusiastas divulgadoras da obra de Cecilia Meireles, e vai contar sobre os problemas com os herdeiros que atravancaram seu projeto de biografar a poetisa.

Encerrando o ciclo, no dia 25 de julho, o jornalista e cronista Humberto Werneck falará sobre a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade em "Biografar Drummond". Humberto vem escrevendo nas últimas cinco décadas diversos textos acerca da vida de seu conterrâneo Drummond, de quem esteve muito próximo, e prepara uma biografia.

Os debates serão realizados no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, sempre das 16h às 17h. As conferências são transmitidas online e podem ser assistidas pelo canal de Youtube da Academia. A inscrição para a primeira conferência do ciclo, "Poesia e biografia", já está disponível e pode ser feita pelo link: https://www.even3.com.br/biografar-gullar-04-07-23/

27/06/2023