Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL confere Medalha Joaquim Nabuco ao Secretário José Mariano Beltrame

ABL confere Medalha Joaquim Nabuco ao Secretário José Mariano Beltrame

 

A Academia Brasileira de Letras conferiu, no dia 29 de dezembro, ao Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, a Medalha Joaquim Nabuco, honraria acadêmica que se destina e homenagear personalidades e instituições que se destaquem por relevantes serviços à cultura nacional e a projetos de recuperação social.
 
O Presidente Marcos Vinicios Vilaça afirmou que “a Academia tem todo interesse em incentivar uma obra cujos resultados já são altamente positivos. Joaquim Nabuco dedicou grande parte de sua vida ao cuidado com os excluídos. O trabalho das UPPs vai bem nessa linha, e queremos exaltar a iniciativa, homenageando com esta Medalha uma obra que tem no Secretário Beltrame o seu principal executor".
 
A Medalha será entregue logo depois de encerrado recesso da Academia, passadas as festas de fim de ano.
 
Saiba mais
 
José Mariano Beltrame

 
José Mariano Benincá Beltrame é formado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Possui curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial, Sistema Guardião.
 
Em 1981, ingressou no Departamento de Polícia Federal, como agente, atuando, principalmente, na área de repressão a entorpecentes. Exerceu funções no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários estados brasileiros. Ministrou aulas e palestras no Curso de Pós-graduação em Inteligência e Segurança Pública da Universidade Federal do Mato Grosso. Na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, como delegado de Polícia Federal, foi coordenador da Missão Suporte, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol.
 
Doação de livros
 
A ABL decidiu doar ao Sistema Firjan – Sesi, Senai e IEL – cinco mil livros e edições da Revista Brasileira, de acordo com a contribuição que ficou acertada em convênio assinado pelo Presidente Marcos Vinicios Vilaça e o Diretor-Geral  da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Augusto Franco Aguiar, em outubro de 2010.  Os livros doados e editados pela Academia têm por objetivo “melhor servir aos pesquisadores das comunidades pacificadas, trabalhadores da indústria e do comércio, profissionais liberais, artistas, entre outros que buscam ampliar seus conhecimentos sobre literatura brasileira”, afirma o documento encaminhado pela ABL à Firjan.
 
O documento diz ainda que a informação sobre o convênio foi divulgada entre os Acadêmicos e, se algum deles tiver condições de dispor de exemplares de sua própria obra, eles serão encaminhados à Firjan.  A doação se destina às bibliotecas que serão inauguradas com o objetivo de difundir o idioma nas comunidades em que foram implantadas as Unidades de Polícias Pacificadora do Estado do Rio de Janeiro (UPPs).

De acordo com o convênio, compete à ABL contribuir para a ampliação e composição do acervo literário, bem como para a difusão da literatura nas comunidades pacificadas. As bibliotecas são parte do Projeto Cidadania, do Sesi. De acordo com o Presidente da ABL, “ao trabalho da Academia vem-se juntar agora a proposta de inclusão social tanto das UPPs, quanto do Projeto Cidadania do Sesi. Nossa Casa contribuirá para a ampliação e manutenção do acervo literário, permitindo que os usuários dessas  bibliotecas tenham a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento, estimulando, ao mesmo tempo, as práticas de leitura e pesquisa”.

29/12/2010

 



03/01/2011 - Atualizada em 03/01/2011