Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL comemora 118 anos de fundação, entrega seus prêmios literários de 2015 e lança o Tomo V (1905-1908) da “Correspondência de Machado de Assis"

ABL comemora 118 anos de fundação, entrega seus prêmios literários de 2015 e lança o Tomo V (1905-1908) da “Correspondência de Machado de Assis"

 

A Academia Brasileira de Letras comemorou 118 anos de fundação, entregou seus prêmios literários de 2015 e lançou o Tomo V da “Correspondência de Machado de Assis”, abrangendo o período de 1905 a 1908, no dia 16 de julho, quinta-feira, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon. O vencedor do Prêmio Machado de Assis (pelo conjunto de obras), concedido desde 1941, foi o escritor mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Rubem Fonseca.

Os vencedores das demais categorias foram: Ensaio, Crítica e História Literária – Roberto Acízelo de Souza, pelo livro Do mito das musas à razão das letras; Tradução – Denise Bottman, Aguapés (original Lowland, da americana de origem bengalesa Jhumpa Lahiri); Literatura infanto-juvenil – Nelson Cruz, O livro do acaso; Ficção – Ana Miranda, Musa praguejadora – a vida de Gregório de Matos; História e Ciências Sociais – Bolívar Lamounier, Tribunos, profetas e sacerdotes – intelectuais e ideologias no século XX; e Cinema – Mauro Lima e Antonia Pellegrino, roteiristas do filme Tim Maia.

Na oportunidade, a ABL também entregou as Medalhas João Ribeiro à ensaísta, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo e ao professor e ocupante da Cadeira 31 da Academia Paulista de Educação, Luiz Gonzaga Bertelli.

Logo após a entrega dos prêmios, foi feito o lançamento do Tomo V na Sala dos Fundadores, também no Petit Trianon. A coordenação e orientação foram do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. O quinto livro, o mais volumoso de todos, contém 340 documentos, incluindo cartas, cartões e telegramas, reproduzidos e comentados em 546 páginas pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Sílvia Eleutério, responsáveis, também, pela organização dos cinco volumes, que totalizam 1178 itens.

Na apresentação do V Tomo, Sergio Paulo Rouanet escreveu que se chegou “ao fim do caminho”, embora, logo a seguir, renuncie a essa afirmação: “No futuro, com efeito, é possível que o aparecimento de novas cartas mostre que nossa pesquisa ainda está longe de ser completa. Sabemos que numa obra desse tipo, todo final é sempre provisório. Mas, no meio de tantas incertezas quanto ao futuro, podemos garantir que nosso epistolário contém todas as missivas até agora disponíveis de e para Machado de Assis”, garante.

Os quatro primeiros volumes da “Correspondência de Machado de Assis”, publicados desde 2008, ano do centenário de sua morte, tornaram-se uma fonte de informações importantes para pesquisadores, historiadores, estudantes e o público interessado na vida do escritor. Os livros, a cada lançamento, foram recebidos com grande interesse pelos veículos de comunicação, com reportagens de páginas inteiras e ilustrações.

SERVIÇO DO LANÇAMENTO DO LIVRO

Academia Brasileira de Letras

Coleção Afrânio Peixoto

“Correspondência de Machado de Assis”, Tomo V

Coordenação e orientação: Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

Responsáveis pela reunião das correspondências, organização e comentários: Irene Moutinho e Sílvia Eleutério

546 páginas

 

14/07/2015 - Atualizada em 16/07/2015

Notícias relacionadas