Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL celebra o centenário de Lêdo Ivo

ABL celebra o centenário de Lêdo Ivo

 

A Academia Brasileira de Letras celebra o centenário do poeta e intelectual Lêdo Ivo com uma mesa-redonda na próxima quinta-feira, 4 de abril, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. No encontro, o professor Gilberto Araújo falará sobre a prosa de Lêdo Ivo e a pesquisadora do IMS, Manoela Daudt d'Oliveira, fará a apresentação "Do álbum de retratos de Lêdo Ivo", com mediação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin

Lêdo Ivo foi o quinto ocupante da Cadeira nº 10, eleito em 13 de novembro 1986, na sucessão de Orígenes Lessa. Estreou na literatura com “As Imaginações” e no ano seguinte publicou “Ode e Elegia”, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. Sua obra literária ficou conhecida pelos seus livros de poesia, romance, conto, crônica e ensaio.

Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, mas nunca advogou, preferindo continuar exercendo o jornalismo. Ao longo de sua vida literária, participou de congressos culturais e de encontros internacionais de poesia. Recebeu diversos prêmios como o de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008), do Prêmio de Literatura Brasileira da Casa de las Américas (Cuba, 2009) e do Prêmio Rosalía de Castro, do PEN Clube da Galícia (Espanha, 2010).

Sobre os participantes

Gilberto Araújo é professor de Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ e, pela mesma instituição, doutor em Letras Vernáculas. Foi professor visitante na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, onde também realizou estágio pós-doutoral. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq), com projetos dedicados à produção visual de Raul Pompeia. Publicou diversos ensaios e palestrou no Brasil e no exterior. Autor de Mudança de plano: ensaios de literatura brasileira (2022), Literatura brasileira: pontos de fuga (2014), Júlio Ribeiro (2011), Melhores crônicas de Humberto de Campos (2009), dentre outros.

Manoela Purcell Daudt d'Oliveira trabalha no Instituto Moreira Salles desde 2002. Tem graduação em Letras (2003) e Biblioteconomia (2016). Com ampla experiência na área de organização de arquivos, atua, principalmente, na área de arquivos pessoais e preservação de arquivos.

01/04/2024

Vídeos relacionados