Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL celebra 125 anos com debate sobre a importância das Academias no cenário atual, no dia 19 de julho

ABL celebra 125 anos com debate sobre a importância das Academias no cenário atual, no dia 19 de julho

 

A Academia Brasileira de Letras promoverá uma série de eventos em comemoração aos seus 125 anos. Na terça-feira, 19 de julho, às 16h, foi realizada, no Petit Trianon, uma mesa-redonda sobre a importância das Academias e o papel que elas desenvolvem atualmente. A sessão híbrida, que foi transmitida pelo canal de YouTube da ABL, contou com a participação do Acadêmico Eduardo Giannetti e o cientista político Sérgio Abranches. Contribuiram para o debate, por vídeoconferência, o presidente da Academia das Ciências de Lisboa, o professor José Luís Cardoso, a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e o escritor nicaraguense Sérgio Ramirez, exilado em Madri, que fez um relato sobre a tentativa do ditador Daniel Ortega de fechar a Academia Nicaraguense de Letras. Ele classificou o fechamento como um atentado contra a cultura e a liberdade de expressão e ressaltou que não é possível viver sem a liberdade das palavras, tampouco sem a criação literária.

“Nicarágua vive uma ditadura familiar, como viveu no passado no período do ex-presidente (Anastasio) Somoza, mas hoje se apresenta algo insólito, que é a proibição da existência da Academia Nicaraguense de Letras. A Assembleia Nacional, controlada pela família Ortega, põe na ilegalidade a Academia. Essa é a instituição mais antiga de Nicarágua, que tem dado uma contribuição enorme à cultura e ao idioma. Proibir uma Academia de Letras é uma loucura. Nenhum ato arbitrário como esse vai impedir que os pesquisadores da língua, os gramáticos e os escritores continuem existindo”, destacou.

15/07/2022