Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL associa-se à Secretaria de Estado da Cultura do RS na divulgação do Prêmio Moacyr Scliar

ABL associa-se à Secretaria de Estado da Cultura do RS na divulgação do Prêmio Moacyr Scliar

 

A Academia Brasileira de Letras associa-se à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (RS) na divulgação do prazo de inscrição do Prêmio Moacyr Scliar (Acadêmico, médico e escritor que faleceu no dia 27 de fevereiro do ano passado, em Porto Alegre, aos 73 anos) de Literatura. Escritores de todo o Brasil têm até o dia 03 de novembro, sábado, para se inscrever. O concurso contempla este ano a categoria Conto, e o vencedor receberá a importância de R$ 150 mil, além de ter cinco mil exemplares de seu livro impressos e distribuídos para bibliotecas da rede pública de ensino e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul.

Além de premiar o autor, o concurso concede também R$ 30 mil para a editora, valor correspondente à compra dos direitos para impressão, de acordo com os organizadores do Prêmio. Podem concorrer autores de livros de contos publicados no Brasil, em língua portuguesa, no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2011. O Prêmio alterna a cada ano as categorias poesia e conto, duas pouco lembradas nos concursos literários. Em sua primeira edição, em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura contemplou a categoria Poesia e teve 152 livros inscritos. O vencedor foi Ferreira Gullar, com a obra Em alguma parte alguma (Editora José Olympio).

O edital do concurso pode ser acessado em http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2012/09/premio-moacyr-scliar-de-literatura-2012/.

24/10/2012

22/10/2012 - Atualizada em 22/10/2012