Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL assina convênio inédito com a Universidade Blaise Pascal

ABL assina convênio inédito com a Universidade Blaise Pascal

 

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, assinou  convênio inédito com a Universidade Blaise Pascal – Clermont Ferrand –, na França , que prevê o comprometimento de ambas em promover o intercâmbio de suas publicações, organizar seminários, conferências, mesas-redondas, exposições e outras manifestações culturais, além de coeditar obras literárias e acadêmicas, e possibilitará que estudantes, escritores e intelectuais brasileiros participem de atividades naquela instituição francesa.

A agenda de Marcos Vinicios Vilaça e do Primeiro-Secretário da ABL, Domício Proença Filho, também em viagem à França, compreendeu, ainda,  uma matinê literária na Embaixada do Brasil naquele país. O tema da conferência de Marcos Vilaça foi “A Academia Brasileira de Letras e a cultura brasileira”. Antes, foi exibido o filme “Português, a língua do Brasil, documentário dirigido pelo Acadêmico Nelson Pereira dos Santos, a partir de argumento de Domício Proença Filho. Um dia antes, os dois estiveram em Clermont-Ferrand, onde fica a Universidade Blaise Pascal, para a assinatura do convênio. De tarde, Marcos Vinicios Vilaça recebeu medalha comemorativa das mãos do Prefeito daquela cidade.

Em sua palestra na embaixada, o  Acadêmico  Domício Proença Filho apresentou um panorama da evolução da língua portuguesa no Brasil desde o passado colonial aos dias atuais. Forneceu dados relativos ao uso do português como língua oficial nos países soberanos nos diversos continentes e discorreu sobre as várias tentativas de reformas e acordos entre os países lusófonos. Por fim, comentou o último acordo ortográfico assinado em 1990 entre Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, destacando as inúmeras vantagens que a simplificação da grafia poderá suscitar.

O Presidente da ABL relatou episódios relacionados à fundação da Academia, apontando a importância de Machado de Assis e de Joaquim Nabuco em sua trajetória. Mencionou ações e atividades que a Academia vem desenvolvendo, como concertos, exposições, palestras e mostras de cinema. Indicou que a instituição tem se modernizado, inclusive por meio da aquisição de aparelhos que ampliem sua comunicação com o grande público. Destacou ainda a presença da instituição na internet. Uma Academia dinâmica, inovadora e aberta à sociedade em seus diferentes segmentos foi a imagem que os presentes tiveram a oportunidade de conhecer, nas palavras de Marcos Vilaça.

14/10/2011

14/10/2011 - Atualizada em 13/10/2011