Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL apresenta a pré-estreia do filme Contos do Machado, produzido pelo cineasta Jom Tob Azulay

ABL apresenta a pré-estreia do filme Contos do Machado, produzido pelo cineasta Jom Tob Azulay

 

A Academia Brasileira de Letras apresentou a pré-estreia do filme Contos de Machado, uma produção do cineasta Jom Tob Azulay.

O filme é uma co-produção com o Canal Brasil, da Globosat, e foi baseado em contos do escritor e um dos fundadores da ABL, Machado de Assis, tendo a direção de diferentes cineastas e filmagens ambientadas em fazendas de café do século XIX.

O convite para a apresentação do filme na Academia foi feito a Azulay pelo cineasta e Acadêmico Nelson Pereira dos Santos. Foram exibidas quatro histórias, cada uma dirigida por um cineasta: O caso da vara, por Liloye Boubli; Uns braços, por Jom Tob Azulay; Teoria do Medalhão, por Mario da Silva; e Entre santos, por Helena Lustosa.

O filme foi exibido no dia 9/4, às 18h, no Teatro R. Magalhães Jr.

Saiba mais

O cineasta carioca Jom Tob Azulay formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diplomata entre 1967 e 1974. Estudou cinema em Los Angeles e a partir de 1975, passou a se dedicar profissionalmente ao cinema. O primeiro longa-metragem que produziu e dirigiu foi o documentário musical Os Doces Bárbaros (1978), havendo antes produzido O Homem e o Cinema (1976), último filme de Alberto Cavalcanti e A Difícil Viagem (1983), de Geraldo Moraes. Produziu e dirigiu ainda os longas-metragens Corações a Mil, com Gilberto Gil, Regina Casé e Joel Barcellos (1983), e O Judeu (1995), primeira co-produção luso-brasileira com Felipe Pinheiro, Dina Sfat, José Lewgoy e grande elenco português, vencedor do festival de Brasília de 1995.

9/4/2010

07/04/2010 - Atualizada em 06/04/2010