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metaverso

Classe gramatical: 
s.m.
Definição: 

Rede de espaços virtuais configurada como uma extensão do mundo físico, na qual as pessoas podem vivenciar, geralmente na forma de avatares, os hábitos cotidianos (interação interpessoal, prática de atividades profissionais, acesso a informações, serviços, entretenimento, etc.), ou qualquer tipo de experiência, por meio de dispositivos digitais, realidade virtual, realidade aumentada, entre outras tecnologias.

[Do inglês metaverse, formado a partir de meta- + (uni)verse. O termo surgiu no livro de ficção científica Snow Crash, escrito em 1992 por Neal Stephenson.]

Exemplos de uso: 

Metaverso é o termo usado para designar ‘a rede de ambientes virtuais ativos em que as pessoas podem interagir umas com as outras, ou com objetos digitais, enquanto operam representações virtuais de si mesmas, os avatares’. As aplicações na vida real ainda são raras, porém, quando se tornarem usuais, não serão um ‘novo petróleo’, mas um ‘novo urânio’. As pessoas poderão fazer no universo virtual aquilo que já fazem em seu dia a dia de corpo presente. Isso significa que, no metaverso, será possível socializar, participar de eventos, trabalhar, fazer compras, estudar etc. E, naturalmente, será possível usar essa combinação de tecnologias para cuidar mais de si e melhorar a saúde.”1

“O metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc. A ideia é que o metaverso seja uma espécie de Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável. A principal dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe – mas as gigantes de tecnologia estão investindo pesado para que isso mude em pouco tempo.”2

“‘Acredito que faremos uma transição e as pessoas deixarão de nos ver como uma empresa principalmente de mídia social para uma empresa do metaverso’. Foi assim que Mark Zuckerberg, dono do Facebook, desenhou o futuro da sua empresa, que agora passará a se chamar ‘Meta’. A afirmação, feita em junho durante uma entrevista para o site especializado em tecnologia 'The Verge’, já começou a ser colocada em prática. Além da mudança de identidade, a rede social divulgou recentemente um investimento de US$ 50 milhões para construir o tal metaverso.”3

“O termo apareceu pela primeira vez no livro de ficção científica ‘Snow Crash’, de 1992, escrito por Neal Stephenson. Por ser um conceito amplo, a forma mais direta de definir o termo talvez seja recorrendo à sua origem: ‘Então Hiro [o protagonista de ‘Snow Crash’] na verdade não está ali. Ele está em um universo gerado informaticamente que o computador desenha sobre os seus óculos e bombeia para dentro de seus fones de ouvido. Na gíria, este lugar imaginário é conhecido como o metaverso.’ A descrição lembra a tecnologia de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) – aquela dos headsets que se colocam na cabeça. Mas na visão de Zuckerberg e outros executivos do mercado, a novidade não se restringe somente a isso. Ela deve envolver também a realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), tecnologia que sobrepõe elementos digitais no mundo real, como os filtros que mudam os rostos das pessoas no Instagram ou no TikTok.”4

“Pioneiro na ideia de um metaverso, Philip Rosedale, criador do game de mundo virtual Second Life, levantou dúvidas sobre os planos do Facebook de criar seu próprio metaverso e alertou que isso é algo que precisa ser minuciosamente estudado para que não haja consequências indesejadas. Em entrevista ao portal de notícias norte-americano Axios, o idealizador do jogo, febre em meados dos anos 2000 e que se tornou uma forma de viver virtualmente, falou sobre a importância de um sistema de moderação para permitir uma convivência harmônica dos usuários no ambiente online. Rosedale disse que, apesar de ter trabalhado no formato há duas décadas, sua visão sobre o conceito mudou. Ele acrescentou que a experiência lhe trouxe muito aprendizado sobre ambientes digitais, como o processo de aceitação parcial do público, que mesmo gostando de ter uma vida diferente no virtual, como no caso do jogo, as pessoas geralmente não permaneciam muito tempo dentro dele. ‘Acho que o que aprendemos – e um tanto com certa tristeza, pelo trabalho que fiz, devo concordar – é que não é para todos, e talvez nunca seja para todos’, disse.”5

“Em um metaverso, e no universo cripto, quem garante que a moeda existe é um conjunto de códigos pré-programados e descentralizados, que ficam publicamente expostos em uma rede mundial, ou seja, o blockchain. Atualmente, cada metaverso, assim como cada Estado, é localizado em um determinado território – nesse caso em uma determinada blockchain, e cada uma delas aceita uma criptomoeda diferente.”6

“Esta semana, a empresa Republic Realm, sediada em Nova York, anunciou um acordo de US$ 4,3 milhões para comprar terrenos digitais no The Sandbox, um dos vários sites de ‘mundo virtual’ onde as pessoas podem se socializar, jogar ou ir a shows. No final de novembro, a empresa canadense de criptomoedas Tokens.com adquiriu um terreno na plataforma rival Decentraland por US$ 2,4 milhões. Dias antes, Barbados havia anunciado um plano para abrir uma ‘embaixada do metaverso’ em Decentraland. Esses tipos de portais são promovidos como protótipos do metaverso, uma tecnologia que permite que as experiências on-line atuais, como conversar com um amigo, possam ser feitas cara a cara graças a dispositivos de realidade virtual.”7

Referências: 

METAVERSE. In: DICTIONARY.COM. Disponível em: https://www.dictionary.com/browse/metaverse. Acesso em: 12 dez. 2021.

METAVERSO. In: ISTITUTO TRECCANI. Vocabolario Treccani. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/metaverso/. Acesso em: 12 dez. 2021.

1 HUMMEL, Guilherme S. A saúde na era do metaverso. Veja Saúde, 2 dez. 2021. Medicina. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/a-saude-na-era-do-metaverso/. Acesso em: 9 dez. 2021

2 FREIRE, Raquel. O que é metaverso? Entenda o projeto que mudou o nome do Facebook. TechTudo, 5 nov. 2021. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/11/o-que-e-metaverso-entenda-o.... Acesso em: 9 dez. 2021.

3 FEITOSA JR., Alessandro. O que é o metaverso, apontado como o futuro do Facebook por Mark Zuckerberg. G1, 28 out. 2021. Tecnologia. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/10/28/o-que-e-o-metaverso-a.... Acesso em: 9 dez. 2021.

4 REDAÇÃO O SUL. Saiba o que é metaverso, referência para a nova marca do Facebook. O Sul, 29 out. 2021. Tecnologia. Disponível em: https://www.osul.com.br/saiba-o-que-e-metaverso-referencia-para-a-nova-m.... Acesso em: 9 dez. 2021.

5 MACHADO, Simone. Não é para todos, diz criador do Second Life sobre metaverso do Facebook. Tilt, 4 dez. 2021. Inovação. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/12/04/criador-do-secon.... Acesso em: 9 dez. 2021. 

6 CAVALCANTI, Leonardo Rubinstein. O que é metaverso e como investir nele? MoneyTimes, 19 nov. 2021. CryptoTimes. Disponível em: https://www.moneytimes.com.br/o-que-e-metaverso-e-como-investir-nele/. Acesso em: 9 dez. 2021.

7 AGENCE FRANCE-PRESSE. Onda do metaverso impulsiona a compra de imóveis virtuais. O Globo, 5 dez. 2021. Economia. Tecnologia. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/onda-do-metaverso-impulsion.... Acesso em: 14 dez. 2021.

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