Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > Nova palavra > distanciamento físico

distanciamento físico

Classe gramatical: 
loc. subst.
Definição: 

Medida ou conjunto de medidas protetivas para conter a transmissão de um vírus, em que se recomenda o afastamento físico entre as pessoas (ficar longe um do outro um metro ou mais, cumprimentar sem contato corporal, manter-se em casa sempre que possível, evitar aglomerações, etc.).

Exemplos de uso: 

“A Organização Mundial da Saúde já veio substituir o termo distanciamento social por distanciamento físico. Não se pretende que as pessoas se desliguem socialmente dos seus amigos e familiares. O que se pretende é que mantenham a distância, medida em metros (2 metros de distância).”1

“A medida mais eficaz no combate à propagação da SARS-CoV-2 tem um nome: distanciamento físico, que, de acordo com especialistas, é uma expressão mais apropriada do que a expressão distanciamento ‘social’. Isso inclui tudo, desde manter distância física até não sair de casa.”2

“‘Houve um distanciamento físico forçado de pessoas que gostaríamos de visitar. Foi o caso, durante um bom tempo, das casas de repouso para idosos. (...).’”3

Informações complementares: 

Conforme as “Directrizes de Comunicação dos Riscos e de Envolvimento das Comunidades para o Distanciamento Físico e Social”, da World Health Organization Regional Office for Africa, o termo “distanciamento social” foi utilizado, no passado, de forma negativa para se referir à prática de manter distância de indivíduos provenientes de um meio socioeconômico diferente, de pessoas com uma doença mental ou portadores de HIV. Visando contrariar essa percepção, e de acordo com as recomendações da OMS e de outros cientistas sociais, o documento incentiva a utilização do termo “distanciamento físico”, realçando a essência e o significado tanto do distanciamento individual como comunitário. Esta expressão também reforça que devemos ficar distantes apenas fisicamente, pois há necessidade de estarmos conectados socialmente.

No site da Accademia della Crusca, uma das mais importantes instituições linguísticas da Itália, no verbete “distanciamento social”, há uma nota ressaltando que esta expressão tem sido criticada porque o adjetivo “social” remete a conceitos relacionados especialmente à esfera da sociologia e à divisão da sociedade com base em fatores sociais, econômicos e culturais. Portanto, Francesco Sabatini e Claudio Marazzini, respectivamente presidente honorário e presidente da Accademia della Crusca, manifestaram-se a favor das alternativas possíveis, como distanciamento interpessoal e distância física.  

Referências: 

ACCADEMIA DELLA CRUSCA. Parole nuove: distanziamento sociale. Disponível em: https://accademiadellacrusca.it/it/parole-nuove/distanziamento-sociale/1.... Acesso em: 27 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA. Directrizes de Comunicação dos Riscos e de Envolvimento das Comunidades para o Distanciamento Físico e Social. Disponível em: https://covid19.cv/wp-content/uploads/2020/06/Directrizes-de-Comunica%C3.... Acesso em: 27 set. 2020.

 

1 DUARTE, Raquel. Distanciamento físico sem distanciamento social. JN, 2020. Disponível em: https://www.jn.pt/nacional/distanciamento-fisico-sem-distanciamento-soci.... Acesso em: 27 set. 2020.

2 AJUDAR a evitar a propagação da Covid-19. B. Braun Sharing Expertise. Disponível em: https://www.bbraun.pt/pt/doentes/prevencao-de-infecoes-para-doentes/dist.... Acesso em: 27 set. 2020.

3 COMO o distanciamento físico provocado pela pandemia afeta crianças e idosos. Uol Notícias. 14 jul. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/07/14/como-o-dista.... Acesso em: 27 set. 2020.

Ver palavras anteriores