Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > Nova palavra > criptomoeda

criptomoeda

Classe gramatical: 
s.f.
Definição: 

Denominação genérica das moedas virtuais, que se diferenciam das tradicionais, como o real, euro ou dólar, por serem descentralizadas (independentes de bancos centrais ou instituições estatais), circularem sem barreiras geográficas e estarem protegidas por criptografia.

Exemplos de uso: 

“As criptomoedas são uma espécie de criptoativo. Elas surgiram pós-crise de 2008 do mercado norte-americano, com o objetivo de se tornarem uma alternativa às moedas tradicionais (por isso também são chamadas de moedas digitais ou moedas virtuais). Não há nenhum tipo de ‘lastro’ oficial para as criptomoedas – ou seja, elas não são relacionadas ao papel-moeda, como o dólar, o euro ou o real, e nem a nenhum outro tipo de ativo, como o ouro. Por serem independentes e digitais, as criptomoedas são registradas de forma descentralizada, com operações realizadas e armazenadas sem barreiras geográficas. Usuários de diferentes países conseguem transacionar livremente esses ativos. Como não há nenhum banco central responsável pela emissão ou controle de criptoativos, elas não estão sujeitas a nenhum tipo de regulação oficial. Toda a estrutura de transações é baseada em uma rede de computadores independente de instituições estatais. O criptoativo mais conhecido é o bitcoin, mas existem hoje cerca de 5.000 deles.”1

“A criptomoeda tem esse nome porque usa a criptografia para confirmar as transações. Isso significa que uma codificação avançada está envolvida no armazenamento e na transmissão de dados de criptomoeda entre as carteiras e os livros contábeis públicos. O objetivo da criptografia é oferecer segurança e proteção. (...) Geralmente, as criptomoedas são criadas usando a tecnologia blockchain. A blockchain descreve a forma como as transações são registradas em ‘blocos’ e identificadas com um carimbo de data/hora. É um processo bastante técnico e complexo, mas o resultado é um livro contábil digital de transações em criptomoeda difícil de ser adulterado por hackers. Além disso, as transações exigem um processo de autenticação de dois fatores. Por exemplo, pode ser solicitado que você informe um nome de usuário e uma senha para iniciar uma transação. Em seguida, talvez seja necessário digitar um código de autenticação enviado por mensagem de texto para seu celular pessoal.  Embora existam proteções em vigor, isso não significa que as criptomoedas não podem ser hackeadas. Na verdade, várias invasões de alto valor causaram prejuízos significativos a startups de criptomoeda. Os hackers atingiram a Coincheck, causando um estrago de US$ 534 milhões, e a BitGrail, com US$ 195 milhões, em 2018. Essas foram as duas maiores invasões de criptomoeda de 2018, de acordo com a Investopedia.”2

“Com a valorização da criptomoeda, suas taxas de transferência também se elevaram. Ainda assim, não faltam exemplos de itens que podem ser comprados com bitcoin, de carro elétrico a hambúrgueres. No Brasil, é possível fazer uma tatuagem ou até comprar um imóvel e pagar com a moeda. Mas o foco do bitcoin é mais parecido com o do ouro: ser uma reserva monetária.”3

“O Brasil poderá ter uma moeda digital emitida pelo Banco Central (BC), como uma extensão da moeda física. O BC anunciou, hoje (24), em Brasília, as diretrizes para a criação da moeda no país. Em nota, a instituição disse que ‘tem promovido discussões internas e com seus pares internacionais visando ao eventual desenvolvimento’ da moeda. Segundo o BC, a moeda deve ‘acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira’. O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, Fabio Araujo, explicou que a moeda digital será diferente das criptomoedas. ‘Os criptoativos, como o Bitcoin, não detêm as características de uma moeda, mas sim de um ativo. A opinião do Banco Central sobre criptoativos continua a mesma: esses são ativos arriscados, não regulados pelo Banco Central, e devem ser tratados com cautela pelo público’, disse. Ele acrescentou que a moeda será garantida pelo Banco Central e a instituição financeira vai apenas guardar o dinheiro para o cliente que optar pela nova modalidade.”4

“El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal depois que o Congresso aprovou a proposta do presidente Nayib Bukele de abraçar a criptomoeda. Com 62 dos 84 votos possíveis, os legisladores votaram a favor da medida na terça-feira (8) para criar uma lei para adotar o bitcoin, apesar da preocupação com o impacto potencial no acordo do país com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Bukele elogiou o uso do bitcoin por seu potencial para ajudar os salvadorenhos que vivem no exterior a enviar remessas de volta para casa, ao mesmo tempo que disse que o dólar americano também continuará como curso legal. O uso do bitcoin será opcional para pessoas físicas e não trará riscos para os usuários, disse Bukele, com o governo garantindo a conversibilidade em dólares no momento da transação por meio de uma ferramenta criada no banco de desenvolvimento do país, BANDESAL. De acordo com a lei, o bitcoin deve ser aceito pelas empresas quando oferecido como pagamento por bens e serviços. As contribuições fiscais também podem ser pagas na criptomoeda. Seu uso como moeda corrente terá início em 90 dias, com a cotação bitcoin-dólar definida pelo mercado.”5

 

 

Referências: 

CRIPTOMONETA. In: ISTITUTO TRECCANI. Vocabolario Treccani. Disponível em: https://www.treccani.it/vocabolario/criptomoneta_%28Neologismi%29/. Acesso em: 3 ago. 2021.

CRIPTOVALUTA. In: ISTITUTO TRECCANI. Vocabolario Treccani. Disponível em: https://www.treccani.it/vocabolario/criptovaluta_res-016bf79f-8997-11e8-.... Acesso em: 3 ago. 2021.

1 EXAME.INVEST. O que são criptomoedas? Exame.invest, s.d. Tipos de Investimentos. Disponível em: https://invest.exame.com/guia/o-que-sao-criptoativos. Acesso em: 27 jul. 2021.

2 KASPERSKY. O que é criptomoeda? Segurança de criptomoedas: quatro dicas para investir em criptomoedas com segurança. Kaspersky, s.d. Definitions. Disponível em: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-cryptocurrency. Acesso em: 27 jul. 2021.

3 G. LAB. Bitcoin é seguro? Quem controla e como funciona a criptomoeda. O Globo, 15 set. 2020. Economia. Tecnologia. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/bitcoin-seguro-quem-controla-como-funciona-criptomoeda-24639652. Acesso em: 27 jul. 2021.

4 OLIVEIRA, Kelly. Brasil deverá ter moeda digital emitida pelo Banco Central. Agência Brasil, 24 maio 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-05/brasil-devera-.... Acesso em: 2 ago. 2021.

5 REUTERS. El Salvador se torna o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda legal. CNN Brasil, 9 jun. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/06/09/el-salvador-se-torna-o-.... Acesso em: 27 jul. 2021.

Ver palavras anteriores