Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Node

Notícias da Acadêmica Ana Maria Gonçalves

No dia 1º de novembro, a Acadêmica Ana Maria Gonçalves participou da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dedicada a celebrar os vínculos culturais entre Brasil e África. Nos dias 11 e 12, esteve presente na 4ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2025), realizada na cidade da Praia, em Cabo Verde. Entre 13 e 16, esteve na Vila do Tarrafal, na Ilha de Santiago, onde participou de três eventos: abertura do I Seminário “Ler: África – Iberoamérica”, onde compôs o painel “Utopia como resistência. Resistência como utopia”, realizado no Museu do Campo de Concentração e participou da Feira Interatlântica do Livro para Infâncias, na Praça Central. No dia 20, esteve presente na Festa Literária das Periferias – FLUP, no Rio de Janeiro. Em 1º de dezembro, participará do encerramento do Projeto de Extensão “Educação antirracista em diálogos: família – escola – sociedade”, no Colégio Pedro II, em uma roda de conversa com o jornalista Muniz Sodré.

Notícias do Acadêmico Geraldo Carneiro

No dia 26, o Acadêmico Geraldo Carneiro participou de uma mesa-redonda sobre Camões no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde proferiu palestra dedicada à poesia. No dia 29, integrará a programação da Flipetrópolis. No dia 30, falará sobre Tom Jobim, em parceria com Alfredo Del-Penho, no I Festival Literário da Casa de Rui Barbosa – Fli-Rui, que neste ano tem como tema “Literatura e Democracia”.

“Livro vai, livro vem”

A ABL, a Secretaria de Cultura do Rio e o Metrô Rio estão juntos no projeto “Livro vai, livro vem” que tem o objetivo de incentivar a leitura entre os usuários do transporte na cidade. A Academia cedeu 1000 livros que estão espalhados em estantes em quatro estações de metrô – Pavuna, Central do Brasil/Centro, Saens Peña/Tijuca e General Osório/Ipanema. As estantes estão disponíveis de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h, mesmo horário de funcionamento do MetrôRio.

Ciclos de Conferências de 2025

Terá início no dia 2 de dezembro, às 16h, na Sala José de Alencar, o décimo e último Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Memórias da Academia”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Arno Wehling que proferirá a conferência de abertura intitulada "A percepção de Joaquim Nabuco"; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, o jornalista Claudio Soares falará sobre o livro “Machado: o filho do inverno”. No dia 9, o Acadêmico Domício Proença Filho discorrerá sobre "A percepção de Machado de Assis”.

Festival literário internacional de Petrópolis

O Acadêmico Antônio Torres é o autor homenageado do Festival Literário Internacional de Petrópolis – Flipetrópolis 2025, que se realizará de 27 a 30 de novembro e contará com a presença de diversos Acadêmicos. A Acadêmica Ana Maria Machado participa, no dia 28, das 20h às 21h, de mesa-redonda com Eliana Alves Cruz, Flávia Oliveira e Lívia Sant’anna Vaz; e no dia 29, das 19h às 20h, de conversa com Jamil Chade, sob mediação de Andréa Pachá. Ainda no dia 28, das 18h às 19h, realiza-se mesa-redonda com o Acadêmico Eduardo Giannetti, Sergio Abranches e mediação de Jamil Chade; às 21h, a Acadêmica Miriam Leitão fará a entrega oficial do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano à vencedora de 2025, Sueli Carneiro. No dia 29, das 12h às 13h, a Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira e os Acadêmicos Antônio Torres e Eduardo Giannetti participam de mesa-redonda mediada por Cristina Aragão; das 18h às 19h, mesa-redonda com o Acadêmico Geraldo Carneiro, Gustavo Grandinetti e mediação de Lívia Sant’anna Vaz; às 21h, o Acadêmico Antônio Torres falará sobre “O Sertão e o Mundo” em entrevista ao jornalista Sergio Abranches.

Notícias do Acadêmico José Sarney

No dia 27 de novembro, às 16h, em sessão especial aberta ao público, no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, o Acadêmico José Sarney relançará três de seus romances - O dono do mar, Saraminda e A Duquesa vale uma missa. As obras retornam em novas edições, reafirmando a permanência e a relevância de sua contribuição literária para sucessivas gerações de leitores. O Acadêmico Domício Proença Filho falará sobre “José Sarney, o romancista”.

“Quinta é Cultura”

No dia 27, às 17h30, na Sala José de Alencar, O escritor Fernando de Morais falará sobre “Chatô e os cem anos dos Diários Associados”. A coordenação é do Presidente Merval Pereira.

Ciclos de Conferências de 2025

Teve início no dia 4 de novembro, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o nono Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Literatura e Memória”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Ruy Castro que proferiu a conferência de abertura intitulada "Nelson Rodrigues íntimo"; no mesmo dia, às 17h30, sob a coordenação do Acadêmico Antônio Torres, o Acadêmico Jorge Caldeira falou sobre os “150 anos do Estadão”. No dia 11, às 16h, o professor Gilberto Araújo discorreu sobre "Humberto de Campos: diário secreto”. Hoje, dia 18, às 15h30, a cineasta Helena Solberg falará sobre “O refúgio do eu em Helena Morley”, seguido da exibição do filme “Vida de menina”. Dia 25, encerrando este ciclo, Lira Neto proferirá a palestra “Oswald de Andrade: mau selvagem”.