Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Witzel e Crivella entre tapas e beijos

Witzel e Crivella entre tapas e beijos

 

As relações políticas de Wilson Witzel e Marcelo Crivella estão em crise, isto é, continuam. O último capítulo — ou round — ocorreu esta semana, quando os dois voltaram a se desentender, acusando-se mutuamente de prejudicar a ordem urbana por falta de colaboração. O estado reclama que a prefeitura retirou o apoio da Comlurb e da Guarda em ações de acolhimento de moradores de rua e dependentes químicos. Já o município alega que o estado negou ambulâncias a essas iniciativas.

Eles já tinham baixado o nível das divergências, quando Crivella chamou Witzel de “garotão”, associando-o, claro, a Garotinho e, de volta, foi xingado de “intolerante” por fazer “lambança” ao mandar recolher obras com temática LGBT na Bienal do Livro. Em outra ocasião, o governador disse que o prefeito “deveria ter um filtro entre o cérebro e a boca”e recebeu como resposta: “agradeço o conselho e vou procurar o filtro em Harvard” (onde o ex-juiz afirmou ter estudado sem ter).

Aliás, veja essa espécie de saudação em um vídeo que depois foi retirado do ar: “eu vi na imprensa que o governador descartou com veemência a participação do meu filho no seu governo. Eu quero dizer que só um idiota descarta aquilo que não tem. Nem eu, nem meu filho ou qualquer membro da minha família se dispôs a participar do governo dele. Eu lamento que ele comece a sua vida pública de maneira desrespeitosa e arrogante.”

Como se não tivessem o que fazer, como se estivesse tudo funcionando na cidade e no estado e não entregues às baratas, eles só pensam nas próximas eleições. Crivella busca o apoio de Bolsonaro na tentativa de repetir o mandato e acusa Witzel de fazer campanha para a Presidência da República.

Já que o Rio não tem problemas, eles vão trocando farpas ou alternando tapas e beijos. Conclusão. O carioca, que se acha crítico, esperto, sagaz, esclarecido, mas não aprendeu a votar em mais de 30 anos de democracia, está discutindo para decidir qual das duas escolhas foi a pior. Ou constatando que foram as duas.

O Globo, 02/10/2019