Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A torre de Babel

A torre de Babel

 

Em tempos muito remotos, conta a Bíblia, só havia uma língua na terra. Escondida na Arca, aquela humanidade primitiva tinha sobrevivido ao Dilúvio; e agora, confiante em si mesma, queria deixar um sinal da sua importância. Na terra de Senaar, surgiu a ideia peregrina: "Façamos para nós uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim "célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face da terra."

O Senhor da Bíblia tomou de mau jeito essa demonstração de orgulho. Embaralhou as línguas dos construtores, e lá ficou a torre inacabada.

É uma história antiga, — contada na clave do mito. Mas será que é só um mito? Entrevistado pelo GLOBO, o economista André Lara Rezende diz que, brevemente, teremos de mudar um tipo de pensamento econômico que só sabe raciocinar com a ideia de crescimento. A terra, sustenta André, não suporta mais essa ênfase.

Eu, que não sou economista, tenho esse feeling em relação à China: é crescimento demais, aquilo vai acabar explodindo — na política, ou na economia, ou na ecologia. Você me dirá que, sem crescimento, não se diminui a miséria. É um louvável pensamento humanitário. Estamos impregnados dele até a medula. Mas seria preciso — é o que sustenta André Lara — encontrar outras formas de diminuir a miséria. Talvez por uma melhor distribuição das riquezas acumuladas.

Uma notícia se sucede à outra. Também no GLOBO, leio uma boa reportagem sobre o uso da água no planeta. A agricultura que se pratica hoje consome muita água. De novo, a conta não fecha. Países como o Brasil ainda aparecem relativamente bem nessa foto. Mas o mesmo já não acontece com a China, e até com os Estados Unidos. Por escassez de água, eles dependerão cada vez mais de produtos importados do Brasil. E, para atender a esta sede, vamos pressionar os nossos próprios recursos, perdendo as vantagens que a natureza nos dá.
 
E assim se volta à velha história bíblica. Mitos imemoriais, em todas as culturas humanas, falam da tendência que nós temos de ultrapassar os limites. Por trás dessa tendência, o vício dos vícios, que é o orgulho.
 
Se você não gosta de mitos, vamos às histórias concretas. Lembro a de Alcibíades, sedutor e corruptor, discípulo de Sócrates. Houve um momento, na história grega, em que Atenas se equilibrava à frente de uma coalizão instável. 0 ciúme das outras cidades provocara a guerra do Peloponeso; mas um pouco de habilidade teria preservado o status quo a favor de Atenas. Até que Alcibíades joga o seu peso na balança: ele queria mais, sempre mais. Arrasta os atenienses para a desastrosa expedição da Sicília. E assim se perde a guerra, e com ela a mais bela civilização da Antiguidade.

É fácil empilhar uma história depois da outra — a de Luís XIV, que desperdiçou um momento privilegiado da história francesa; a de Guilherme II, que recebeu uma Alemanha unificada das mãos de Bismarck e a jogou numa aventura militar que, mais adiante, insuflaria o nacionalismo que deu — você sabe em quem. Tudo isso constituindo o que Jorge Luís Borges chamaria de "a história universal da infâmia".
 
Não haveria saída para esse enredo? Uma coleção respeitável de textos filosóficos ou religiosos procura advertir o ser humano para a possibilidade sempre presente da arrogância e da loucura. 0 ideal da velha Grécia era o "nada em excesso" ("medenagan"). Os gregos batiam nessa tecla talvez porque soubessem como eles eram dados a excessos.

Mas quem não é? Conta-se de Santo Agostinho que ele teria dito: "Senhor, fazei-me casto; mas não hoje!"

De todas as civilizações do mundo, nenhuma me parece ter andado tão próxima do equilíbrio como a da velha China. Basta ler Confúcio, ou Lao-Tse, e ver o modo como um equilibra e tempera o outro. Nesse velho modelo, a ideia de evitar os excessos tinha lugar de honra. Como na "Canção da metade", de Li Mian:

"A metade do caminho, para o homem, é o melhor estado, quando o passo mais lento lhe autoriza a calma. Um amplo mundo jaz entre o céu e a terra. Viver a meio caminho entre o campo e a cidade, ter granjas a meio caminho do arroio e da colina, ser metade estudioso e metade proprietário e metade negociante, e possuir uma casa metade luxuosa e metade singela ... ter uma esposa que não é nem demasiado simples nem demasiado sabida... É mais prudente ébrio quem é metade ébrio, e as flores meio abertas são mais belas... como navegam melhor os barcos a meia vela...!"

Esta é uma China que parece infinitamente remota. Tão diferente da China que agora resolveu imitar todas as loucuras do Ocidente.

O Globo, 26/2/2012