Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Quem?

Quem?

 

Pode ser que no resto da semana apareçam alguns casos lamentáveis. Mas a primeira impressão, apesar de a democracia no Brasil ser uma planta tenra, é que tivemos uma eleição tranquila e aparentemente civilizada. Com poucas surpresas, a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral passou mais uma vez na prova.

A urna eletrônica funcionou sem graves problemas e mais uma vez o Brasil mostrou que, em matéria de eleição e apuração, está mais azeitado do que muitos países, como os Estados Unidos, por exemplo. Não faz muito tempo, houve até um escândalo, falaram até em anular a eleição.

No passado mais ou menos recente, eleição era um caso de polícia. Roubavam-se cédulas e urnas lacradas, tudo se resolvia no bico de pena e no coronelismo mais selvagem. Não chegamos ainda ao ponto máximo em termos de eleição.

Já contei em crônica bem antiga, o exemplo da Suíça. Um brasileiro ilustre, o grande crítico literário Álvaro Lins, na época chefe do gabinete civil do governo JK, pernambucano escolado na seara política, fora convidado pelo governo suíço a assistir a eleição num dos cantões daquele país.

Acompanhado por um funcionário graduado do governo local, Álvaro Lins visitou alguns postos eleitorais que, aliás, não existiam. Admirado, não viu filas nem policiais nas ruas. Perguntou ao acompanhante se era mesmo dia de eleição. O funcionário confirmou, e explicou que em cada quarteirão havia uma caixa igual a dos bombeiros, bastava apertar alguns botões e o voto do cidadão era automaticamente registrado. Nenhum fiscal, nenhum guarda.

Álvaro Lins perguntou se algum eleitor, entusiasmado, apertasse diversas vezes os botões relativos a seu candidato. O funcionário estancou na calçada, perplexo:

"Doutor Álvaro, quem faria isso?"

Folha de S. Paulo (RJ), 07/10/2014