Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Pré-candidatos semelhantes

Pré-candidatos semelhantes

 

Um jogador de bilhar diria que o PSDB, de que é líder o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, encontra-se perplexo diante de uma sinuca, a de escolher para lançar candidato à próxima eleição presidencial Geraldo Alckmin ou José Serra. É curioso ter dois pré-candidatos muito semelhantes, pois têm como nota principal na postura que adotaram em política a simplicidade, a honestidade e a discrição.


O governador Geraldo Alckmin está fazendo um bom governo, sem alarde com a propaganda legal, permitida por lei. Rigorosamente idôneo, Alckmin é médico de formação. José Serra é também modesto, discreto e eficiente em todos os seus trabalhos e atividades. De Alckmin não sabemos se fala línguas. De Serra sabemos que fala seis, mas esse atributo está se vendo em Lula que pode ser superado.


Dizíamos há dias, num destes artigos, que no PSDB uma corrente estava esquecendo a oportunidade única de escolher Serra, pois se não for escolhido não terá outra oportunidade igual, pois as oportunidades não se repetem. Alckmin deve ter trunfos pessoais seguros, porquanto até já anunciou a sua renúncia no governo de São Paulo.


Pode se dizer que os dois candidatos são bons e que ficaria bem para o Brasil um governo tecnicamente estruturado sucedendo uma crise violenta de idoneidade moral, como está demonstrando a CPI do mensalão e mensalinhos, dos saques milionários a torto e à direita.


Deve se contar, ainda, que Lula não perdeu a chance de ser bem sucedido e, portanto, fulminar as candidaturas do PSDB, pois não há dúvidas para todos os observadores que Lula vai continuar sua luta pela reeleição, e que Serra e Alckmin são dois candidatos semelhantes, atendendo bem se eleitos ao que de um e de outro espera a opinião pública.




Diário do Comércio (São Paulo) 17/1/2006