Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Perguntas a um auto-seqüestrador

Perguntas a um auto-seqüestrador

 

Vamos supor que sua família pagou o resgate. E agora? O que você fará? Voltará para casa? Com todo esse dinheiro?


Polícia prende jovem acusado de forjar o próprio seqüestro. Um jovem de 25 anos foi preso acusado de simular o próprio seqüestro, em Contagem (MG). Outras duas pessoas acusadas de envolvimento no caso foram presas. No mesmo dia, os falsos seqüestradores ligaram para um tio da "vítima" e pediram R$ 10 mil pelo resgate. Antes que o dinheiro fosse pago, policiais conseguiram localizar a falsa vítima e os falsos seqüestradores, que vão responder por extorsão. Folha Online


SABEMOS QUE É MUITO fácil simular o próprio seqüestro. Basta sumir e pedir a amigos que telefonem à família, dizendo num tom ameaçador algo como: "Estamos aqui com o Fulano. Se vocês não pagarem o resgate até amanhã, às dez horas, podem se despedir dele para sempre".


O problema não é este. O problema é o do resgate. O problema é calcular a quantia que será pedida ou exigida. Se você está pensando num auto-seqüestro, responda às perguntas que seguem e que, para facilitar, foram divididas em três grupos. Primeiro grupo de perguntas: A quantia será estipulada na base do que você vale, ou acha que vale? Neste caso, como é que você calcula o quanto você vale, ou ache que vale?


Por aquilo que você aprendeu no colégio? Pelos diplomas que você conquistou? Pelo afeto que você distribuiu? Pela ajuda que você deu a seus pais, seus tios, seus irmãos, seus primos? Pelo número de vezes que você sorriu para eles? Pelos presentes que lhes deu nos respectivos aniversários? Pelos e-mails que você mandou? Pelos favores que lhes fez?


Segundo grupo de perguntas: Ah, você não vai pedir o resgate na base do que você vale, ou do que você acha que vale. Você acha mais prático calcular aquilo que sua família pode teoricamente pagar. Mas como descobrir o que a família pode teoricamente pagar? Examinando as declarações de renda? Conferindo os saldos bancários, admitindo que você tenha acesso a eles? E se não tiverem o dinheiro disponível (como muitas vezes acontece a famílias de seqüestrados), o que você fará? Sugerirá que eles vendam propriedades? Quais propriedades? A casa onde moram? A casa onde passaram a maior parte de suas vidas? As jóias?


Incluindo aquele medalhão que foi herança de sua bisavó? Ou quem sabe você sugerirá que eles tomem dinheiro emprestado em algum banco? Neste caso, há algum banco que você gostaria de sugerir? Há alguma taxa de juros cobrada por eles que você considere absurda?


Terceiro grupo de perguntas: Vamos supor que sua família pagou o resgate. Você recebe o dinheiro, divide-o com os amigos que lhe ajudaram nesta complicada (mas até certo ponto divertida) operação. E agora? O que você fará? Voltará para casa? Com todo esse dinheiro? Como explicará à sua família essa riqueza súbita? Dirá que, por coincidência, ganhou na loteria, apostando no número formado pelas idades de seus seqüestradores? E o que você fará com esse dinheiro? Ajudará a sua família, aliás formada por pessoas que você ama, e que fariam qualquer coisa por você? Ou preferirá aplicações financeiras? Você adquirirá ações?


Que ações? As tradicionais, ou aquelas que de repente podem disparar na Bolsa?


Perguntas, perguntas. O seqüestro cobra seu preço. E não apenas da família do seqüestrado.


Folha de S. Paulo (SP) 15/10/2007

Folha de S. Paulo (SP), 15/10/2007