Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O vil metal

O vil metal

 

Já se definiu a "Comédia humana", de Balzac, ao longo de seus noventa e sete romances, como sendo uma narrativa cujos personagens estão sempre na iminência de ganhar ou perder um milhão de francos. É que a filosofia adotada então pelos franceses, depois de um período de terror e depois dos gloriosos, mas devastadores, dias imperiais de Napoleão, levara o país a ingressar numa fase de sua história que veio a se chamar de Restauração e cujo lema foi dado no discurso de um ministro que, diante de uma platéia entusiasmada, aconselhou: "enrichessez-vous!" Esse "enriquecei-vos" foi o lema da França até que o país perdeu a guerra contra a Prússia em 1870.


Mesmo fora da França e em outras e diversas épocas, foi, é, o enriquecimento, uma das preocupações mais fortes, mais dolorosas e ao mesmo tempo mais prazerosas do bicho homem. Numa demonstração de vários aspectos do "vil metal", organizou Roberto Mugiatti uma das melhores antologias de contos já feitas no Brasil. É a "Selva do dinheiro: Histórias clássicas do inferno econômico", em que reúne alguns dos grandes contadores de histórias de todos os tempos: D. H. Lawrence, O. Henry, Guy de Maupassant, Anton Tchecov, S. Scott Fitzgerald, Fiodor Dostoievsky, Edgard Allan Poe, Jack London, Leão Tolstoi, Robert Louis Stevenson, Joseph Conrad, Eça de Queirós, Nathaniel Hawthorne, Nicolai Gogol, Frank Kafka, Henry James e James Joyce.


Escolher as melhores narrativas nesta relação de nomes é praticamente impossível. Todas e cada uma pertencem a um nível que é dos mais altos de qualquer tempo. Neles pode ser destacada e separada a narrativa de Joseph Conrad, "Por causa dos dólares", em que mais uma vez se descobre a compreensão da tragédia que distingue o autor de "Freya das sete ilhas" (traduzida e publicada no Brasil há poucos meses). Numa técnica bastante conradiana, usa o ficcionista o sistema de colocar um personagem contando o caso de outro, e o lado trágico da história é a convicção que ela nos infunde, em trechos magnificamente narrados, de que não há nada a fazer porque a força trágica das coisas supera qualquer esforço para evitá-la.


E que dizer do pugilista Jack London em "um pedaço de bife" ou o advogado Podgorin do conto "Uma visita a amigos", de Anton Tchecov? De novo "não há o que fazer" diante da tragédia final de uma família de amigos que se afunda em completa falência. Já Guy de Maupassant, em "O colar de diamantes", com a história do colar perdido, provoca um suspense bem a seu modo, num estilo direto, de estranha leveza.


Sobre Kafka (bem como Proust) ou chegamos a uma frase genial ou a uma obra analítica em dez volumes. Em inquérito realizado no final do último século, sobre os maiores escritores do período, os três primeiros colocados foram: Proust, Kafka e Joyce (muitos dos que opinaram esclareceram que Tolstoi não pertencera ao século XX, mas, sim ao XIX). A presença de Kafka, neste volume, surge através de sua obra-prima "O artista da fome". Roberto Mugiatti, em sua introdução, informa que "a fome, num sentido metafórico, assume o papel do dinheiro - ou do demônio na história escolhida".


Já "O mandariam", de Eça de Queirós, aparece como das melhores narrativas curtas já feitas em língua portuguesa. Em se tratando de uma antologia sobre o "vil metal", nada mais pertinente do que a história de Teodoro, amanuense do Ministério do Reino, em Portugal, morador à Travessa da Conceição nº 106, homem que não foi excessivamente infeliz porque não tinha imaginação e que sai dessa tranqüila mediana até que um senhor, "pequenino e obeso", lhe aparece pela frente para lhe entregar saques de uma fortuna, sobre as firmas bancárias Bhering and Brothers de Londres, no total de cento e seis mil contos a seu favor.


Sobre a história de Henry James, "O banco da desolação", vale a pena transcrever o texto do próprio autor e tradutor da antologia, Roberto Mugiatti: "Em `O banco da desolação', o dinheiro é usado como uma espécie de unidade monetária emocional, com efeitos devastadores. Publicado em 1910, cinco anos antes da morte de James, é um texto rebuscado em que o grande estilista parece traçar um triângulo amoroso eterno e sem solução: o homem, a mulher e o dinheiro. Uma situação dramática em que, com um golpe de mestre, o escritor acaba encontrando solução para todos os três".


No caso de Tolstoi, "De quanta terra um homem precisa?", descobre-se, depois de acontecer o que possa acontecer, que ele precisa apenas de "um metro e oitenta da cabeça aos calcanhares", para a sua sepultura.


É "A selva do dinheiro", independente de seu tema, uma das melhores antologias de contos publicadas recentemente no Brasil. A introdução de Roberto Mugiatti serve de guia preciso para a apresentação de cada autor. Lançamento da Editora Record. "Orelha" de Alcione Araújo. Projeto gráfico de Regina Ferraz.


 


Tribuna da Imprensa - (Rio de Janeiro - RJ) em 14/01/2004

Tribuna da Imprensa - (Rio de Janeiro - RJ) em, 14/01/2004