Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O Rio de Antônio Conselheiro e de João Maria

O Rio de Antônio Conselheiro e de João Maria

 

Importa, na análise do conflito de Canudos, cujo fim bélico se deu em 5 de outubro de 1897, evitar anacronismos. A percepção que se tem do mundo hoje, aliada ao instrumental conceitual contemporâneo, é a mesma que estruturava o pensamento de Euclides da Cunha no Os Sertões? Por exemplo, é conhecido dos analistas o lugar das ciências da natureza no pensamento do século XVIII. Não tem como penetrar no universo de Voltaire sem escutar o eco da física de Newton. Lucien Lefebvre ressaltou em seus estudos o papel preponderante da audição e do olfato nos escritores do século XVI enquanto o campo da visão é bem menos usado nos textos. Uma das maneiras de "fotografar" a ideologia de uma narrativa pode ser via lexicologia.

A linguagem é reveladora de um meio e de uma ideologia pessoal. A lexicologia funciona desarticulando o vocábulo do enunciado (uma das suas fragilidades científicas, diminuída se se levar em conta associações e oposições), já a denominada sociolinguística prioriza a organização sintática, mais rica para um estudo sociológico. A leitura de Os Sertões sai valorizada se levarmos em consideração a distância entre o escritor e o seu texto (o do narrador), a modalização, ou seja, a marca que o narrador confere ao seu enunciado, bem como a tensão entre esse narrador e o leitor ideal para quem ele escreve - no caso, do litoral urbano brasileiro.

O Contestado, conflito bem menos conhecido que se deu logo depois, no sul do Brasil, é idêntico ao ocorrido no sertão baiano. O Contestado, 1912-1916, é um dos maiores conflitos sociais do século XX do mundo ocidental. Observadores de Trotsky, exilado na Suíça na época, foram enviado s para a região, armas usadas na primeira guerra foram testadas naqueles campos; pela primeira vez foram empregados aviões militares no continente americano, altas autoridades políticas e militares inglesas e americanas visitaram a região, Buenos Aires se envolveu na fronteira deslocando parte do seu exército.

A digressão sobre o Contestado me veio ao ouvir no rádio do carro notícias sobre as manifestações dos professores e a violência na zona Oeste do Rio. Ouço com alegria que os escritores brasileiros em Frankfurt vão lançar manifesto de apoio aos educadores do Rio. Importa ler minuciosamente nas entrelinhas (o léxico e a organização sintática) o discurso do poder estabelecido no Rio sobre a violência na região Oeste da cidade. Canudos e Contestado continuam a alimentar e a inspirar dezenas de romances e pesquisas teóricas por todo o Brasil. Há sempre novas leituras a serem feitas. Canudos não se rendeu, o Contestado tampouco.

PS: Fecharam um dos portões de acesso ao Campus da UFRJ. Assaltos frequentes e violência na Maré e na região de Campo Grande levaram à suspensão das aulas. Carrego Os Sertões e O Bruxo do Contestado nas mãos neste momento. O Rio de Janeiro parece às vezes contagiado pelo Antônio Conselheiro e pelo Monge João Maria do mal.

Redes Sociais, 25/10/2023