Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Livros e intolerância

Livros e intolerância

 

Hoje à noite, na Reitoria da UFRGS, estarei dividindo o palco desta fantástica maratona cultural que é o Fronteiras do Pensamento com a escritora norueguesa Asne Seierstad. Estou grafando o nome dela (que, informaram-me, pronuncia-se "Osne") de forma errada: falta um sinal gráfico, uma espécie de bolinha, em cima do A, e enquanto eu não tiver um teclado norueguês o erro será inevitável. Mas é um alívio, para quem, como nós, tem de lidar com tantos acentos. Já imaginaram se, além da crase e do circunflexo, tivéssemos de colocar também bolinhas sobre as letras? Passaríamos o resto de nossas vidas às voltas com essa tarefa.


Asne Seierstad é autora de um dos livros mais comentados na atualidade, O Livreiro de Cabul (no Brasil, lançado pela editora Record), resultado de um período de três meses em que foi hóspede de uma família afegã, cujo chefe (e era chefe mesmo), o livreiro Sultan Khan, tinha duas esposas e cinco filhos. Baseada nesta convivência, Asne escreveu uma história em que imaginação se mistura com realidade. Transformar pessoas reais em personagens de ficção não é um empreendimento isento de problemas, como o sabem os veteranos escritores, e no caso não foi diferente: o livreiro ficou indignado, processou a autora e acabou, ele próprio, escrevendo sua versão sobre o acontecido. De qualquer maneira O Livreiro de Cabul é um best-seller, em primeiro lugar porque tem como cenário uma parte "interessante" do mundo. Tudo que diz respeito a Afeganistão, Iraque, Irã, atrai a atenção: são áreas de conflito, e conflito não raro sangrento. Os chineses têm um ditado que diz algo como "Deus nos livre de viver em épocas interessantes", e isto porque épocas interessantes (ou lugares interessantes) em geral se traduzem em milhares ou milhões de vítimas.


Ficção e subjetividade à parte, o livro provavelmente expressa o olhar ocidental sobre sociedades tradicionais e fundamentalistas. E o resultado, como sabemos, é espanto, seguido de desgosto e de revolta, sobretudo por causa da condição da mulher nessa cultura, uma condição que tem na "burca", aquele vestido que é uma verdadeira barraca fechada, o seu símbolo maior. A liberação da mulher não é uma questão cultural, é uma questão de direitos humanos. No Brasil também temos uma história de discriminação, de opressão e de extermínio, coisa da qual índios e negros podem dar testemunho. Mas avançamos no caminho da democracia; temos o direito, e o dever, de exigir que outras sociedades façam o mesmo. O livreiro de Cabul retratado no livro de Asne Seierstad é, sob muitos aspectos, uma figura excepcional: em parte por causa de sua profissão, mas certamente também por uma opção pessoal, fez o que pôde, na vigência de regimes repressivos, para preservar e difundir a cultura dos livros. Cultura e informação são fundamentais para as pessoas. Como fundamental é a igualdade entre homens e mulheres.


Zero Hora (RS) 30/10/2007

Zero Hora (RS), 30/10/2007