Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Lembrando Stefan Zweig

Lembrando Stefan Zweig

 

Não sou entendido em economia, história, política, na realidade, como alguns leitores já perceberam, não sou entendido nem em mim mesmo. De maneira que não sei a data em que a humanidade começou a existir. Só do aparecimento do homem na Terra, creio que são 8.000 séculos ou algo assim.

Já era tempo de termos mais juízo e vergonha na cara. Agora mesmo estamos revoltados com nossas tragédias pessoais e coletivas. Stefan Zweig, em suas memórias, condena veementemente o uso de passaportes ou documentos afins.

Ele não entendia por que, ao passar de um país para outro, precisava obter papéis, assinaturas, enfim, se submeter a um tipo de humanidade em que a pessoa humana precisava provar que era parte do mundo. Inclusive para morar no Brasil e aqui morrer amargurado, não com o Brasil, mas com a estrutura da sociedade depois de tantos séculos de cara quebrada.

Temos agora o exemplo de Davos. Os entendidos em problemas econômicos, sociais e políticos discutem projetos para melhorar as coisas. Os resultados são provisórios e revogados periodicamente.

Imigrantes em massa estão morrendo no Mediterrâneo em busca de uma terra em que possam viver sem bombas e massacres diários. Os países mais ou menos estabelecidos recusam-se a recebê-los ou chegarem a um acordo que dê para todos.

A globalização procurou dar condições iguais para todos. Stefan Zweig não compreendia a razão pela qual não podia andar alguns poucos quilômetros para ir de um país para outro, sem deixar de ser ele mesmo. Já no tempo dele falava-se numa moeda única e que todos os homens pudessem ser classificados como homens, e não como búlgaros, húngaros, austríacos ou croatas. Todos deviam, na opinião dele, participar de uma condição humana que fosse única e solidária. 

Folha de São Paulo (RJ), 24/01/2016