Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Justiça para Messi, o cachorro do filme 'Anatomia de uma queda'

Justiça para Messi, o cachorro do filme 'Anatomia de uma queda'

 

Em reportagem de Fernanda Talarico, fico sabendo que o grande injustiçado do Oscar deste domingo (10) será um cachorro. Trata-se de Messi, o border collie do filme "Anatomia de Uma Queda", da francesa Justine Triet. É um drama de tribunal em que ele interpreta Snoop, um cão superdotado. O mundo gira e o Oscar não se livra de seu formalismo. Pelo simples fato de ser cachorro, Messi não pode concorrer ao Oscar de melhor ator —talvez para alívio de Ryan Gosling e Jeffrey Wright e certamente de Robert De Niro,
candidatos ao prêmio.

Com a avançada idade de oito anos na vida real, Messi estréia na tela e já é considerado a maior revelação animal do cinema desde Flipper, o golfinho que nadava de costas, dava gargalhadas e falava francês. O nome é uma homenagem a Lionel Messi, claro, e os dois ainda não foram apresentados porque o craque teme ser ofuscado por seu xará canino. É um risco que ele pode correr pelo que se viu há pouco numa entrevista coletiva em Cannes, quando Messi deu um baile em seus colegas de elenco.

Por que a Academia não lhe dará o prêmio? Porque, quase 100 anos depois, ela ainda se ressente do Oscar de melhor ator que ia conceder ao fabuloso pastor-alemão Rin-Tin-Tin na primeira cerimônia de todas, em 1929. O sindicato dos atores fez um escarcéu: "O quê? Premiar um cachorro? Nunca!". A Academia, covardemente, retirou o prêmio de Rin-Tin-Tin e o transferiu para Emil Jannings, ator alemão radicado em Hollywood, pelo filme "O Anjo Azul". E ali decidiu nunca premiar um animal.

Para que serviu o Oscar de Emil Jannings? Para que, ao voltar para a Alemanha em 1933 e aderir ao nazismo, tenha usado o Oscar para se defender, em 1945, quando os Aliados bateram à sua porta para prendê-lo. Jannings brandiu a estatueta como se fosse um crucifixo e bradou: "I have Oscar! I have Oscar!".

Não adiantou. Foi levado assim mesmo, pedalando o ar.

Folha de São Paulo, 09/03/2024