Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Ghiggio

Ghiggio

 

Telefonema da Redação pediu-me um pequeno depoimento sobre o Ghiggia, que faleceu nesta semana. Recusei-me a dar qualquer opinião sobre o algoz do Brasil na Copa do Mundo de 1950, que fez o gol decisivo dando o título mundial ao Uruguai. Duzentas mil pessoas choraram e mais da metade chamou o atacante uruguaio de filho da puta.

É comum no futebol considerar qualquer adversário, e às vezes até o juiz, com o palavrão mais usado por todo mundo. Bem colocado, vi o lance que resultou no segundo gol do adversário. Minutos antes, o Brasil seria campeão com um empate, estava ganhando de 1X0, gol de Friança. Pouco depois, Schiaffino empatou, tornando o final mais dramático do nosso futebol.

Havia tempo para o Brasil ganhar ou manter o empate que o beneficiaria. Mas num lance parecido com o primeiro gol uruguaio, Júlio Pérez deu o passe para Ghiggia na ponta direita, que passou por Juvenal e Bigode e seguiu até quase a bandeirinha do corner. Mesmo ângulo, chutou e fez o gol da vitória uruguaia.

Nosso goleiro cometeu um erro de apreciação. Pensando que Ghiggia daria passe para o Schiffino ou Julio Pérez, que estavam perto da meia-lua da área do Brasil, Barbosa se colocou mal, imaginando que o lance do primeiro gol se repetiria.

Com isso, não cobriu o canto esquerdo, onde Ghiggia chutou, fazendo o segundo gol do Uruguai, obrigando duzentas mil pessoas a chorarem, inclusive eu. Não havia tempo para a reação brasileira, embora Ademir e Zizinho chutassem na trave defendida pelo goleiro Máspoli.

Grande parte da torcida gritou o mesmo palavrão que eu usei e continuo usando sempre que penso em Ghiggia. Que, aliás, foi gentil e solidário com a tristeza dos brasileiros. Peço desculpas a ele, mas não mudo de opinião.

Folha de São Paulo, 19/07/2015