Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Gerardo Mello Mourão

Gerardo Mello Mourão

 

Na última sexta-feira, morreu aqui no Rio um dos homens mais inteligentes e cultos que conheci no tumultuado universo das letras. Gerardo Melo Mourão teve biografia acidentada e obra mais que consagrada, chegou a ser indicado por intelectuais franceses e italianos para o prêmio Nobel.


Um de seus livros, "O valetede espadas", traduzido na França e publicado pela Gallimard, foi escrito numa de suas prisões, durante a ditadura do Estado Novo, e é um livro que alguns críticos apontam como uma de minhas influências. Ele teve a honra de ser preso pelas duas ditaduras de seu tempo, a de Vargas e as do regime militar de 1964.


Foi membro assumido da Ação Integralista e chegou a ser acusado de espionagem a favor dos nazistas - valia tudo para desclassificar os seguidores de Plínio Salgado, liderança absoluta da direita no final dos anos 30.


Homem culto, formado e informado num seminário católico, traduzia latim e grego com espantosa facilidade, nem por isso deixou de ser influenciado pelos cordelistas que encantaram a sua infância.


Poeta rigoroso, na mocidade fez parte de um grupo que parafraseou aquele "Aut Caesar aut nihil", criando a divisa: Ou Dante ou nada. Rasgou todos os versos anteriores e partiu para uma obra poética sofisticada, de talho clássico. Mas nunca abandonou de todo a ficção e o ensaio.


Foi colaborador da Folha de S. Paulo durante 40 anos e deputado federal cassado pelos militares. Como Guimarães Rosa, usava gravata borboleta, viajou o mundo todo e tinha um humor próprio, um grande conversador, imitava Plínio Salgado e outros líderes daquele tempo com uma ponta de malícia crítica. Considerava-se frustrado porque não era um santo como a mãe dele queria que fosse. E que ele próprio gostaria de ser.


Folha de S. Paulo (SP) 13/3/2007