Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Fake news made in Brazil

Fake news made in Brazil

 

Uma das melhores iniciativas da imprensa brasileira foi criar instrumentos para combater as fake news, essa praga que ameaça proliferar, sobretudo agora que a campanha eleitoral começou. São seções de checagem e esclarecimento de informações para não deixar a mentira, isto é, a fake virar news, como aconteceu nos EUA. Aliás, a expressão foi popularizada por Donald Trump, que atribui indiscriminadamente aos jornalistas aquilo que ele mesmo faz. Agora, mais de 300 jornais passaram a se defender, em editoriais, dos ataques do presidente.

O fenômeno é mundial e antigo; de novo só o nome para o velho boato e o veículo, que hoje é um meio de divulgação como nunca houve igual, as redes sociais. Há dias, o cardeal Dom Orani Tempesta lembrou que “as fake news já existiam no tempo de Jesus”. E deu como exemplo: “circulou pelos facebooks da época que Jesus não havia ressuscitado”.

Há casos mais recentes e perversos como o da dona de casa que foi espancada por causa da falsa notícia de que sequestrava crianças para rituais de magia negra. Ou o de que bebês estavam sendo mortos na Baixada Fluminense e seus órgãos retirados para vender.

Num país surrealista como o Brasil, onde o absurdo se apresenta como normalidade e a mentira convive com a meia verdade, a confusão é maior porque nem tudo que parece fake news de fato é. A revelação de que Cabral recebia como propina vinho de mais de mil dólares a garrafa parece mentira e, segundo a polícia, é verdade.

Os debates serão um campo fértil. No da Band, anteontem, com os candidatos ao governo do estado, Romário garantiu: “fico à vontade para falar de corrupção, sou ficha limpa”. Acontece que ele quadruplicou seu patrimônio em quatro anos: de R$ 1 milhão em 2014, quando foi candidato ao Senado, para R$ 5,58 milhões. Para seus eleitores, pelo menos os cativos, ele adquiriu tudo com o suor do rosto, embora não jogue futebol há muito tempo. Já a Justiça estadual tem fortes razões para suspeitar que ele ocultou bens para não pagar dívidas de credores, inclusive da União.

Uma peculiaridade da nossa política é o uso das fakes news relacionadas ao passado — inventando ou exagerando os próprios feitos — e ao futuro — prometendo o que não será feito.

No Brasil, todo cuidado é pouco — ao contrário do que se diz, a mentira não tem pernas curtas.

O Globo, 18/08/2018