Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Evolucionismo cristão

Evolucionismo cristão

 

Quanto aos comunistas, em uma revista editada oficialmente pela antiga União Soviética, afirmou-se que "o sistema natural-filosófico de Teilhard de Chardin, como qualquer outra tentativa de síntese universal, coloca-se fora dos quadros de uma severa ciência lógico-experimental".

Essa suspensão de juízo por parte de adversários antagônicos significa que a última palavra ainda não foi dada. Se houver necessidade de uma ponte filosófica e científica entre marxistas e cristãos, a obra de Teilhard de Chardin ficará a meio-termo. Isso talvez reduza a teoria teilhardiana a uma meia verdade que nada mais seria do que um erro grosseiro. Mas já houve filosofias piores que marcaram a história do pensamento e da própria humanidade.

Afinal, ele foi o cientista ligado historicamente à descoberta, em suas pesquisas na China, do "Pithecanthropus Pekinensis", que seria, provavelmente, o elo mais próximo da evolução do darwinismo.

Foi Teilhard de Chardin, falecido em Nova York (10 de abril de 1955), um inspirador indireto das iniciativas ditas progressistas do 2º Concílio do Vaticano. O próprio ecumenismo, hoje adotado por várias religiões, é a convergência teilhardiana que busca a conciliação universal e cuja raiz está situada no axioma expresso em "O fenômeno humano", sua obra principal: ser mais é unir-se cada vez mais. 

Folha de São Paulo, 07/07/2015